A campanha de vacinação contra a gripe vai começar no dia 10 de abril no Rio Grande do Sul. A data foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (24), em Porto Alegre.
A novidade para este ano é a inclusão de professores das redes pública e privada no público-alvo. A campanha, que inicia 15 dias antes em relação a 2016, vai até o dia 26 de maio.
O secretário da pasta explica que os educadores foram incluídos no grupo prioritário para evitar que sejam um vetor de infecção no sistema de ensino.
“Geralmente adquire a infecção de um aluno e transmite para outro. É uma medida de redução da possibilidade de transmissão”, disse João Gabbardo dos Reis.
O estado vai receber 4.028.900 doses da vacina, que chegarão a partir do dia 4 de abril, divididos em sete lotes. O Dia D de vacinação deve ocorrer em 6 de maio, conforme Gabbardo.
A meta em relação a última vacinação é o aumento da meta de 80% para 90% de imunização de profissionais de saúde, indígenas, crianças de seis meses até 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e idosos (60 anos ou mais).
Doentes crônicos, apenados do sistema penitenciário e servidores de presídios também formam o grupo prioritário.
A recomendação da secretaria às prefeituras é que profissionais de saúde sejam vacinados na primeira semana da campanha nos locais de trabalho.