Município teve novos focos larvas identificados e cuidados devem ser redobrados
O ano de 2020 está apenas no início, mas a Vigilância Ambiental de Severiano de Almeida não para suas ações no sentido de reduzir o número de focos com mosquito da dengue no município.
Por isso, logo no início do ano, juntamente com as Agentes Comunitárias de Saúde, realizou o primeiro Levantamento de Índice Amostral do ano de 2020 – LIA – ação preconizada pelo Ministério da Saúde e que tem como objetivo verificar a existência de larvas do mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, chikungunya e zyca vírus.
Nesse primeiro levantamento do ano foram encontradas larvas positivas. Porém, a Vigilância Ambiental salienta que não é a primeira vez que isso ocorre. Severiano de Almeida é considerado infestado, tendo em vista que larvas positivas já foram encontradas em outras ocasiões.
Portanto, em virtude do ocorrido, A Vigilância Ambiental ressalta a importância de a população redobrar seus cuidados para evitar novos focos. Entre as ações que a população deve fazer está principalmente evitar água parada.
A Secretaria Municipal de Saúde e a Vigilância Ambiental estão à disposição da população para sanar qualquer tipo de dúvidas.