18.2 C
Aratiba
quinta-feira, 21/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioGeralPara cada 214 pessoas, uma já foi contaminada pelo coronavírus no RS,...

Para cada 214 pessoas, uma já foi contaminada pelo coronavírus no RS, mostra pesquisa da UFPel

A quinta etapa da pesquisa inédita que verifica a prevalência da covid-19 na população gaúcha revelou que 53 mil pessoas têm anticorpos para o coronavírus, ou seja, já foram contaminadas.

Os dados oficiais da Secretaria Estadual da Saúde registravam, na manhã desta quarta-feira (1º), 26,9 mil casos confirmados. Conforme o estudo, há um infectado a cada 214 pessoas. Na primeira etapa do levantamento, em abril, a projeção era de um infectado a cada 2 mil pessoas.

O trabalho coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) indica que, para cada 1 milhão, há 4,6 mil infectados reais contra 2,2 mil casos notificados. A pesquisa foi encomendada pelo governo do Estado e começou a ser aplicada em abril. Teria quatro fases, mas acabou ampliada para oito etapas, que se estenderão até setembro com entrevistas e aplicação de testes rápidos em nove cidades.

Os resultados foram apresentados na tarde desta quarta-feira pelo governador Eduardo Leite e pelo epidemiologista da UFPel Fernando Barros. A partir das conclusões, Leite destacou a redução da subnotificação e voltou a pedir  a colaboração da população para manter o distanciamento social.  Sobre a impossibilidade de treinos de futebol coletivos no momento, ponderou:

— Estamos pedindo só um pouco mais de paciência por algumas semanas.

O coordenador do estudo e reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal ,tem defendido a adoção de lockdown no país, mas sobre o Rio Grande do Sul, destaca:

— Se o Estado fosse uma ilha, eu proporia um olhar mais para as áreas de risco. Falei em lockdown para o país como um todo, não especificamente para o Estado.

Com o crescimento da prevalência do vírus na população, a recomendação do estudo é para o aumento da testagem e da busca ativa, ou seja, o monitoramento das pessoas que sejam do círculo de relações dos contaminados.

O governador anunciou um projeto para a busca ativa na região Metropolitana. Conforme a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, a meta é fazer 3 mil testes por dia em pessoas sintomáticas e em seus contatos.

Em relação ao item “distanciamento social”, o percentual de pessoas que declaram ficar em casa diariamente caiu: são 12,7% nesta etapa, abaixo dos 14,5% da fase anterior, realizada entre 22 e 24 de maio. Na primeira etapa, em abril, 21,1% ficavam em casa todos os dias.

Entre os nove municípios pesquisados, Porto Alegre é a que tem o menor percentual de pessoas que declaram ficar em casa o tempo todo: 10,2%. Depois estão Ijuí (11,4%), Caxias do Sul (11,8%), Passo Fundo (12%), Santa Cruz do Sul (12,2%), Canoas (13,4%), Pelotas (14%), Santa Maria (14,6%) e Uruguaiana (14,6%). Caxias do Sul é onde os entrevistados declararam em maior número sair de casa todos os dias: 40% dos participantes.

SourceGaúchaZH
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments