A gratidão é o sentimento de felicidade e prazer que pode ser sentido ao agradecer por algo ou a alguém, levando a liberação de hormônios responsáveis pela sensação imediata de bem-estar.
Quando agradecemos por algo ou valorizamos pequenas coisas do dia a dia, há a ativação de uma região do cérebro conhecida como sistema de recompensas, havendo a liberação de dopamina e ocitocina, que é um hormônio responsável pela sensação de bem-estar e felicidade. Assim, quando nos sentimos gratos por algo, temos imediatamente aumento da sensação de prazer e, por consequência, diminuição dos pensamentos negativos.
A gratidão deve ser praticada diariamente, tornando-a um hábito, pois assim pode-se ter uma vida mais leve e feliz.
O poder da gratidão
A gratidão possui vários benefícios para saúde, como por exemplo:
– melhora a sensação de bem-estar e prazer;
– aumenta a auto-estima;
– diminui o estresse e os sentimentos negativos, como raiva, angústia e medo, por exemplo;
– melhora o sistema imunológico;
– diminui a pressão sanguínea;
– aumenta o sentimento de generosidade e compaixão.
A gratidão pode ser interpretada como um estado de espírito, em que a pessoa reconhece as pequenas conquistas do dia a dia e passa a valorizá-las.
Como aumentar a gratidão
O sentimento de gratidão pode ser estimulado a partir de pequenas atitudes do dia a dia, como acordar com pensamentos positivos, por exemplo, e ao final do dia refletir sobre as conquistas.
É importante focar também o pensamento no agora e condicionar a felicidade a pensamentos específicos, o que faz com que haja pensamentos positivos sobre a vida de um modo geral.
Agradecer por pequenas coisas e fazer algo por outras pessoas também estimula o sentimento de gratidão, bem-estar e prazer.