Nem todo mundo sabe, mas a resposta para a questão é SIM, a tosse pode ser um indicativo de que há algo errado com a sua saúde cardiovascular. Você deve então estar se perguntando: mas qual seria a relação entre as duas? Não há apenas um, mas alguns fatores que alteram o funcionamento do coração e desencadeiam o sintoma.
A maioria das pessoas associa a tosse apenas a um sinal de, por exemplo, gripes, resfriados ou outros problemas pulmonares e respiratórios, como bronquites, asmas ou uma doença pulmonar obstrutiva crônica. Também é um indício comum quando causada por agentes irritantes, que vão desde fumaça, gases e o uso de tabaco até a deglutição ou ingestão inadequada de bebidas e alimentos.
O fato é que a tosse relacionada ao coração muitas vezes passa despercebida. No entanto, não deveria. A chamada tosse cardíaca pode ser considerada um sinal do mau funcionamento do órgão, ocasionado por uma insuficiência cardíaca – isto quer dizer, quando o coração se torna incapaz de bombear adequadamente o sangue pelo corpo.
A tosse cardíaca surge, especialmente, em quadros de insuficiência cardíaca congestiva (CHF), nas doenças da válvula mitral, em casos avançados das lesões da válvula aórtica, nas doenças obstrutivas do coração e em várias cardiopatias congênitas. Daí já dá para começar a entender porque merece atenção.
Características da tosse cardíaca
Dependendo da causa, a tosse cardíaca e os sintomas que a acompanham podem ser sentidos de diferentes maneiras por cada indivíduo. Normalmente, é uma tosse persistente, que pode produzir muco branco ou rosa (um catarro esbranquiçado como se estivesse tingido com sangue).
É possível ter ainda a sensação do peito borbulhar, com um som de assobio dos pulmões, respiração forte e chiado intenso; falta de ar ao caminhar, se movimentar e até ao ficar deitado; fadiga e fraqueza; retenção de líquidos e inchaços nas pernas, tornozelos e pés; dispneia noturna paroxística (acordar no meio da noite, ofegar e tossir); batimentos cardíacos rápidos ou irregulares e aumento da necessidade de urinar durante a noite.
Com o diagnóstico de insuficiência cardíaca e o início do tratamento adequado, a tosse tende a desaparecer. O importante é buscar atendimento médico ao perceber os sintomas e não esperar o quadro se agravar.