26 C
Aratiba
sábado, 23/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioGeralPfizer propõe 3ª dose de vacina em meio à propagação mundial da...

Pfizer propõe 3ª dose de vacina em meio à propagação mundial da variante Delta

A Pfizer e a BioNTech anunciaram, nessa quinta-feira, que buscarão autorização para uma terceira dose de sua vacina contra a Covid-19 para reforçar a eficácia. A decisão ocorre no momento em que a variante Delta causa surtos na África e na Ásia, e aumenta os casos na Europa e nos Estados Unidos.

A variante provoca uma aceleração da pandemia, que já registra mais de 4 milhões de mortos, segundo balanço da AFP com base em dados oficiais. Isso levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a advertir que o mundo se encontra “em um ponto perigoso”.

A Pfizer e a BioNTech disseram que uma terceira dose terá um bom desempenho contra a variante Delta e vão solicitar, em breve, sua autorização nos Estados Unidos, na Europa e em outras regiões. Dados de um teste em andamento mostraram que uma nova imunização aumenta os níveis de anticorpos de cinco a dez vezes mais contra a cepa original do coronavírus e a variante Beta, encontrada pela primeira vez na África do Sul, em comparação com as duas primeiras doses. As informações constam no  comunicado de ambos os laboratórios.

As empresas afirmam ainda que a dose de reforço agirá de maneira similar contra a variante Delta, mas que também desenvolverão uma vacina específica contra essa cepa. As autoridades americanas disseram que ainda estão avaliando a necessidade de um reforço.

“Os americanos que foram completamente vacinados não precisam de um reforço neste momento”, afirmaram as agências de saúde. “Estamos preparados para doses de reforço desde que a ciência demonstre que são necessárias”.

Já a União Europeia disse estar “preparada”, caso seja necessário aplicar uma terceira dose da vacina da Pfizer/BioNtech na população do bloco, como propõem os fabricantes, afirmou a comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, nesta sexta-feira.

Estudo 

Apesar da busca da Pfizer e da BionTech pela autorização para uma possível terceira dose para conter os efeitos da variante Delta, um estudo da revista Nature, publicado nessa quinta-feira, indicou que duas doses do imunizante criado pelas empresas ou da AstraZeneca geraram resposta imune contra a nova cepa em 95% dos pacientes vacinados, ainda que ela seja capaz de escapar de alguns anticorpos monoclonais de laboratório.

SourceCP ONLINE
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments