A erva-mate sempre foi uma importante fonte de renda para produtores no Rio Grande do Sul. Mas este significado vem ganhando força em Aratiba e com apoio da Administração Municipal.
Através da Secretaria de Agricultura, o município tem trabalhado para que mais produtores possam acessar a cultura e os que já atuam no setor, possam ampliar suas lavouras.
Neste sentido, um programa da prefeitura subsidiou 33% das aquisições feitas por quase 70 famílias. O subsídio da prefeitura foi de 11 mil mudas, de um total de mais de 34 mil novas mudas implantadas em lavouras do município.
Um dos produtores beneficiados foi Leocir Francisco Trentin. “Este incentivo é muito importante para nós, foi a forma de viabilizar que pudéssemos ampliar nossa lavoura. O investimento em erva-mate ajuda manter de forma significativa, especialmente a pequena propriedade e a prefeitura contribui para isso”, salientou.
O secretário de Agricultura de Aratiba, Joarez Miechuanski explica que a erva-meta tem tido cada vez mais espaço na propriedade rural. “Acreditamos no potencial desta cultura como geradora de renda e para manter o homem no campo, viabilizando sua propriedade”, completa.