Foi inaugurado na última Quarta-feira (04) mais um empreendimento no interior do município. Trata-se do novo e moderno aviário instalado em Linha Santa Terezinha, na propriedade das famílias Vitorassi e Biazussi. As obras iniciaram em Fevereiro, e tiveram auxílio do município para construção dos acessos na propriedade e terraplanagem. Construído no modelo “Dark House”, o sistema consiste na combinação de um específico programa de luz com um adequado programa de ventilação, permitindo uma maior densidade de aves por metro quadrado de galpão, mantendo as aves mais calmas, proporcionando um ambiente de conforto para as mesmas. Sua capacidade de alojamento é cerca de 40 mil frangos distribuída em 3024 m². Este é mais um exemplo, é um investimento que gera retorno para o município.
A avicultura no município, com incentivos da administração, está em crescimento. Em breve, Mariano Moro será o único município atendido pela Aurora com aviários 100% climatizados. O governo municipal sabe da importância da evolução dos aviários, e neste modelo inaugurado o produtor terá resultados equilibrados o ano todo, pois tendo em vista que a produtividade cai no verão, o sistema que equipa este novo empreendimento elimina ou então reduz ao máximo as perdas causadas nos períodos de calor intenso.
As principais vantagens deste modelo de aviário é a capacidade de resfriamento e a uniformidade em que esse resfriamento acontece pela distribuição do ar que é de forma negativa. Em um aviário convencional, o sistema de arrefecimento é feito por ventilador (de forma positiva), não sendo o ideal para o frango, pois não distribui a ventilação de maneira uniforme. Já neste novo modelo a climatização é uniforme para cada metro quadrado do aviário, de forma em que o ar é jogado para dentro por um sistema de janelas instaladas na parte superior das laterais (sistema chamado de “inlet”) e a saída é em exaustores instalados em uma das pontas do aviário. Este ar é resfriado através de um sistema de placa evaporativa, resfriamento ajustável conforme necessário. Todo este conjunto entrega conforto para as aves, facilita os trabalhos para o produtor e resulta em ganhos na produtividade. Além disso, esta equipado com moderno sistema de monitoramento por sensores, aquecimento, iluminação, isolamento, máquinas, entre outros recursos. Tudo pode ser operado e monitorado através do celular.
Participaram da entrega técnica representando a administração municipal vice-prefeito Valdecir Mariano Pinto e secretário da agricultura, meio ambiente e desenvolvimento rural Reonildo Battisti, representantes do Sicredi Gerson Meneghel e Daniela Marchesan, representantes da Aurora Letícia Machado, Mateus Perin, Dirceu Luís Salini e Marcio Teleken, representantes da Avicenter e Plasson João Castro e Roberto Lussi, e proprietários Ademar, Márcio, Iraci, Fernanda e Ruan das famílias Vitorassi e Biazussi.