A Prefeitura de Aratiba realizou a audiência pública da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), nesta quarta-feira, 29, na Câmara de Vereadores. Para 2022, a LDO prevê um orçamento de aproximadamente R$ 71 milhões.
Na audiência estiveram representando o Executivo, o prefeito Gilberto Luiz Hendges, o secretário de Administração, Leonardo Bortolotto, o presidente do Legislativo, Jandir Tamanho e as contadoras Cristiane Pereira de Lima e Dirlei Valmorbida.
Um dos pontos abordados foi o ciclo orçamentário: Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). O PPA é o planejamento de toda a administração pública, orientando a elaboração dos demais planos e programas de governo, assim como do próprio orçamento anual.
Já LDO estabelece prioridades, metas fiscais, riscos fiscais e orientará a elaboração da proposta orçamentária. A LOA é uma lei de caráter anual que apresenta em termos monetários as receitas e despesas públicas que o governo pretende realizar no período de um exercício financeiro.