O prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, decretou, nesta terça-feira (28), situação de emergência no município em razão do período de forte estiagem.
A decisão ocorreu depois de uma reunião na prefeitura com a presença do prefeito, vice-prefeito, Defesa Civil, secretaria da Agricultura e Emater/Ascar-RS, quando foram apresentados os laudos de perdas.
O prefeito Marcelo, baseado nos números dos prejuízos já confirmados, que ultrapassam R$ 20 milhões, definiu a medida como fundamental para que o município possa tomar as ações necessárias para auxiliar os agricultores e população, bem como buscar apoio dos governos Estadual e Federal para medidas emergenciais de enfrentamento à estiagem.
A seca vem atingindo diretamente os produtores rurais, seja em plantações ou criação de animais. Além das perdas das lavouras, diariamente está sendo necessário levar água para o consumo humano.
A lavoura de milho terá o maior prejuízo, acima de R$ 10 milhões, seguida da produção de leite, que se estima uma queda de 30%, citricultura e soja.