As precipitações de chuva não ocorreram de forma regular neste ano de 2021. E diante da estiagem que atinge o Estado do Rio Grande do Sul e região do Alto Uruguai, a Administração Municipal de Erval Grande traz um alerta para a população local: é preciso economizar água para que maiores consequências não ocorram.
Nesta última semana do ano, o Governo Municipal recebeu o comunicado do órgão responsável pelo abastecimento de água no município, Corsan da microrregião de Nonoai, que a intensa estiagem, altas temperaturas e aumento do consumo de água no final do ano tem afetado o volume de água disponível para o abastecimento da população. Desta forma, mais do que nunca, são necessárias medidas de precaução para evitar o desperdício.
O Governo de Erval Grande solicita aos ervalenses que tenham consciência do grave problema e sigam as recomendações da companhia de abastecimento de água:
– evitar lavar carros com o uso de mangueiras;
– utilizar vassoura para a limpeza de calçadas e espaços externos;
– não utilizar água para piscinas;
– molhar plantas com regador, no início da manhã ou final do dia;
– regular válvulas de descarga;
– não deixar torneiras pingando e observar vazamentos;
– acumular roupas para lavagem conjunta.
Estas e outras medidas de consumo consciente são fundamentais para que a água chegue até as residências de maneira habitual, sendo assim, é preciso que cada cidadão faça a sua parte e que, de forma coletiva, possa-se minimizar o grave problema e o uso do recurso indispensável para a sobrevivência humana.