26.7 C
Aratiba
sexta-feira, 10/janeiro
Player de Áudio Responsivo
InícioAgriculturaAratiba: Sutraf entrega pauta de reivindicações da agricultura familiar à administração municipal

Aratiba: Sutraf entrega pauta de reivindicações da agricultura familiar à administração municipal

Mediante o cenário preocupante de sequentes estiagens, o Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai – SUTRAF-AU juntamente com as suas sedes municipais está promovendo importantes debates e ações. A Sede Municipal do SUTRAF Aratiba no dia 24 de janeiro de 2022 reuniu agricultores, entidades e lideranças em Audiência Pública Municipal para ouvir as demandas dos agricultores familiares, para discutir e formular pauta nacional, estadual e municipal e no dia 02 de fevereiro de 2022 participou com agricultores e lideranças também de Audiência Pública Regional.

A partir da Audiência Pública Municipal formulou-se a pauta municipal, a qual nesse dia 08 de fevereiro, membros da direção do SUTRAF Aratiba fizeram entrega e pedido de auxílio urgente aos agricultores familiares a Administração Municipal de Aratiba. Na oportunidade foram recebidos pelo Prefeito Sr. Gilberto Hendges e Secretário da Indústria e Comércio Mauro Gallina.

“Quanto entidade representativa e organizativa da agricultura familiar nós do SUTRAF Aratiba demandamos a nossa pauta a Administração Municipal, onde esperamos que as propostas sejam analisadas e atendidas. Medidas estas que vem em socorro a agricultura mediante ao quadro de estiagens e também as dificuldades no cenário atual de pandemia, alta de insumos e custos de produção. No município que é essencialmente agrícola, os efeitos surgirão em todos os setores. A Agricultura Familiar precisa de atenção” comenta a coordenadora do SUTRAF Aratiba Marialva Lunkes.

Esteve presente também na reunião o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF RS) Sr. Douglas Cenci.

Como resultado da reunião a Administração Municipal analisará as propostas e em seguida Administração e SUTRAF tornarão a se reunir.

Confira os pontos da pauta:
1. Manutenção e melhorias dos programas já existentes:
a. Continuidade do abastecimento emergencial de água as famílias que tem problemas em decorrência da estiagem e tratamento da mesma;
b. Novas adequações nos valores de subsidio para realização de silagem;
c. Melhorias e manutenção das estradas e acessos as propriedade de todo município.

2. Auxiliar financeiramente as famílias:
a. Disponibilizar de auxílio financeiro ou programa de distribuição de insumos agrícolas por unidade familiar, para plantio de 1 hectare de grãos, forrageiras de inverno, fruticultura ou olericultura;
b. Criar programa de incentivo que contemple a todos agricultores aos moldes do Pacto por Aratiba onde que o recurso seja gasto dentro do próprio município;
c. Auxílio financeiro no valor de 2.000,00 reais por unidade familiar onde o recurso seja gasto no comércio local;
d. Fomento à produção agroecológica com contratação de assistência técnica especifica e autorizada.

3. Promoção da saúde e qualidade de vida:
a. Assistência psicológica e emocional para os agricultores;
b. Incentivo à produção, consumo e diversificação de produção de alimentos saudáveis que além de promover a saúde, restauram a saúde do solo.

4. Abastecimento de água:
a. Criar programa de incentivo a preservação e recuperação de nascentes e fontes de água;
b. Programa de incentivo a preservação de áreas verdes;
c. Buscar junto a empresa administradora da Usina Hidroelétrica que se reinvista valores no auxílio ao sistema hídrico;
d. Criar programa de incentivo a construção de cisternas para armazenagem de água, com subsidio de 40% dos valores e máquinas para construção das mesmas.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments