O projeto “Olho Vivo – Um olhar atento ao cidadão Marianense” voltado a implantação de sistema de vigilância através da instalação de câmaras de videomonitoramento passa para nova fase após aprovação da Secretaria Estadual de Segurança Público do RS. Com o projeto aprovado pelo Estado, a nova etapa será a instalação das câmeras, materiais e equipamentos necessários em seus devidos pontos estratégicos.
A implantação deste sistema, amplia e facilita às ações extensivas dos agentes de segurança pública, tornando seu trabalho mais eficiente e seguro. Serão instaladas em pontos estratégicos câmeras Speed Domes e câmeras LPRs, estas, que permitem a leitura automática de placas de veículos. As imagens serão transmitidas até a central de monitoramento, que além de monitorar em tempo real, as imagens também são armazenadas em um servidor.
Os sete pontos definidos para a instalação das câmaras são: entrada da cidade via asfalto; em frente a prefeitura; praça da Bandeira; defronte a Brigada Militar; nas proximidades do Clube Alto Uruguai; na praça localizada na Rua Bom Retiro e próximo a Escola Dona Rosina.
O projeto Olho Vivo tem como objetivo reunir esforços entre Poder Público Municipal, CONSEPRO, Brigada Militar e comunidade, viabilizando e apoiando o desenvolvimento de medidas de segurança pública por meio de cercamento digital por sistema de vídeo integrado à Brigada Militar instalado em pontos estratégicos.