A Emater/RS-Ascar está capacitando mais um grupo de produtores da região do Alto Uruguai através do curso de Boas Práticas para Aplicação de Defensivos, em parceria com a cooperativa Alfa. A capacitação visa melhorar a eficácia agronômica das aplicações, racionalizar a utilização de defensivos agrícolas e evitar a contaminação humana e ambiental decorrente das pulverizações agrícolas, atendendo deste modo a legislação (Normativa 13/2022) que regulamenta o cadastro de aplicadores de produtos agrotóxicos hormonais e sua aplicação. De acordo com a Normativa, todos os agricultores deverão fazer o curso de Boas Práticas de Aplicação de produtos hormonais.
O curso iniciou nesta terça-feira (11) e prossegue na quinta-feira (13), no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre). O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Gilberto Tonello, e o extensionista Luiz Angelo Poletto, juntamente com o representante da Alfa, Eudes Biavatti, deram as boas-vindas aos participantes. Tonello destacou que a agricultura é um aprendizado contínuo e chamou a atenção para importância desta capacitação, assim como observou que a Emater/RS-Ascar oferece 12 cursos de qualificação e aperfeiçoamento no Cetre. Tonello agradeceu aos extensionistas e a parceria da Alfa. “O curso vai além da aplicação de hormonais e do certificado que permite a compra desses produtos, ele capacita para outras práticas de agricultura no dia a dia”.
Biavatti destacou a importância do curso na difusão do conhecimento para todas as aplicações na propriedade e não apenas dos produtos hormonais, envolvendo todas as atividades que são desenvolvidas na propriedade. “A Alfa é parceira, em conjunto com as instituições, na realização destes cursos”, afirmou.
No primeiro dia será ministrada a parte teórica. Os extensionistas da Emater/RS-Ascar Ivonir Biesek, Jonas Farina e Delmir Nadal irão repassar os conteúdos sobre Legislação a respeito dos produtos hormonais e cadastro de produtor e aplicadores no Sistema de Defesa Agropecuária, Tecnologia de Aplicação, com ênfase nas condições apropriadas para aplicação de produtos hormonal, calibração e regulagem de pulverizadores, com ajuste de equipamento para aplicação de hormonais, cuidados com a saúde do trabalhador e uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).
O curso prossegue na quinta-feira com a parte prática sobre os assuntos abordados e será ministrada pelo profissional da Alfa, Marco Bongiovanni. O curso será acompanhado pelo extensionista Luiz Angelo Poletto, responsável pela área na região. Segundo Poletto, a ideia é capacitar mil produtores até o final de 2022.