Dar uma turbinada na malhação tomando suplementos alimentares pode ser uma ótima ideia se você já leva uma vida “fit” e quer potencializar sua performance esportiva. Porém, o que tomar quando se é vegetariano e a maior parte dos suplementos vem de origem animal ou derivados?
A popularização de suplementos como whey protein, caseína e albumina pode fazer parecer que quem é vegetariano tem poucas opções. Mas, para essas pessoas, as proteínas de ervilha e arroz são a alternativa perfeita. Isto porque elas são hipoalergênicas e não são transgênicas. Saiba mais sobre cada uma delas:
Proteína de ervilha:
A proteína isolada da ervilha – pea protein – conta com boa qualidade de aminoácidos essenciais e não essenciais, excelente fonte de BCAA (aminoácidos de cadeia ramificada) e fonte de ferro (não heme) e zinco. Ambas auxiliam na recuperação e na construção da massa muscular e são muito usadas nos Estados Unidos e na Europa.
Interessante, não? No caso da proteína de ervilha, ela é recomendada para vegetarianos por ser 100% vegetal. Além disso, é uma boa alternativa para quem não malha, pois ajuda na ingestão completa em fonte proteica para manutenção do organismo.
A leguminosa também pode ser usada como substituto da soja e é rica em arginina, um ótimo anti-inflamatório e reconstrutor muscular, também presente em alimentos como soja, clara de ovos, caseína, soro de leite, atum, carne e frango.
Esse aminoácido, além de ajudar na construção dos músculos, ajuda a liberar o hormônio do crescimento, participa da síntese da creatina e é precursor do óxido nítrico (NO), que promove a vasodilatação, contribuindo para um coração saudável, para a manutenção do esforço físico e para a eficácia do sistema imunológico.
Proteína de arroz:
Também conhecida como rice protein, ela tem boa qualidade de aminoácidos e altas quantidades de metionina, porém é deficiente em lisina, substância importante na absorção de cálcio e formação de colágeno.
Assim como as outras fontes, a proteína de arroz auxilia a perda de peso e mantém o controle, ou seja, ela tem baixo teor de gordura e caloria. Para atletas, a proteína ajuda na recuperação e em ganhos de massa muscular magra no consumo pós-treino.
O formato de consumo é simples. Você pode encontrar e usufruir dos benefícios da proteína em pó de arroz em diversos sabores.
Se interessou? Então se joga nestas novas alternativas!