Aratiba teve neste mês de dezembro seu primeiro caso positivo de dengue registrado no ano de 2022. A situação fez a Secretaria da Saúde do município solicitar que a população redobre os cuidados na prevenção à doença.
De acordo com o secretário da Saúde, Rogério dos Santos, o principal objetivo é eliminar qualquer possibilidade de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, principal vetor da dengue. Por isso, ele pede que a população elimine qualquer ponto que possa acumular água.
Cuidados devem ser redobrados com vasilhames espalhados pelo pátio das casas, vasos de flores e limpeza constante das calhas. “Temos que atuar de forma conjunta para que o mosquito não se prolifere e com isso novos casos venham a surgir em Aratiba”, acrescenta.
Pneus, garrafas entre outros produtos que possam acumular água devem ter o descarte correto. Com isso, auxiliando no combate ao mosquito.
Ação de controle
A prefeitura de Aratiba realizou entre o último e este mês, em rios, sangas e córregos, tanto na zona urbana, quanto rural, a aplicação de BTI, como forma de controle de mosquitos. O Bacillus thuringiensis var. israelensis (BTI) é uma bactéria natural do solo, usada como inseticida microbiano para controlar a propagação de mosquitos.
A Secretaria do Meio Ambiente informa que o produto não é prejudicial ao ser humano, nem aos animais que porventura venham ingerir a água onde houve sua aplicação. A atividade foi coordenada em parceria pelas secretarias de Saúde e Meio Ambiente e também teve o objetivo de controlar o surgimento do mosquito Aedes Aegypti.