Muita gente se pergunta: o que é melhor para emagrecer? Malhar por pouco tempo com bastante intensidade ou fazer menos esforço por longos períodos?
É bom saber que as duas maneiras são formas eficientes de emagrecer. Mas é fundamental saber o que é melhor para cada indivíduo. A atividade física de menor intensidade e longa duração tanto tem efeito imediato, ou seja, derrete muita gordura durante a execução dos exercícios, como se dá a longo prazo.
Já os exercícios de alta intensidade e curta duração liberam hormônios que aceleram o metabolismo. Isso significa que a eliminação de gordura é pequena a princípio, mas, depois da malhação, ela se torna bastante ágil.
Saiba quanto você precisa emagrecer e comece agora mesmo sua reeducação alimentar!
O ideal segundo alguns treinadores é alternar os dois tipos de atividade, porque ambas se complementam.
Por exemplo: correr três vezes por semana, variando a intensidade e o tempo. Num dia, faça uma corridaleve de 50 minutos (baixa intensidade) e no outro, corridas curtas de alta intensidade, os populares tiros (alta intensidade).
É sempre importante ter alguns cuidados específicos, já que os exercícios de alta intensidade exigem muito do sistema cardiorrespiratório e podem ser um risco para os iniciantes ou para quem tem algum problema cardíaco. Antes de começar faça o teste ergoespirométrico.
Realizado numa esteira em clínicas médicas, hospitais e academias, esse exame define os limites de treinamento e avalia como estão pulmões e coração, detectando problemas que podem surgir em sessões que exigem um trabalho redobrado do corpo.
Lembre-se que a intensidade da atividade é totalmente pessoal e varia de acordo com o condicionamento físico de cada um.