18.8 C
Aratiba
terça-feira, 26/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiTrês Arroios receberá armadilhas para reforçar estratégias de combate ao mosquito da...

Três Arroios receberá armadilhas para reforçar estratégias de combate ao mosquito da dengue

A vigilância em saúde ambiental começará a instalar as chamadas ovitrampas.

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a DENGUE, serão reforçadas no município de Três Arroios. A vigilância em saúde ambiental começará a instalar as chamadas ovitrampas — armadilhas com levedo de cerveja que atraem a fêmea do mosquito, para acompanhamento da densidade de ovos depositados, algo que permite avaliar a presença do mosquito em determinada região da cidade.

A iniciativa envolve a Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) e 11º CRS Erechim, em parceria com o Ministério da Saúde e com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A ovitrampa trata-se de um recipiente com o levedo de cerveja e paletas de madeira, onde os ovos deverão ser depositados pelo mosquito.

Para realizar atividades de vigilância com o uso de ovitrampas é preciso levar em conta a finalidade específica da investigação. Por exemplo, para detectar a presença do vetor estas armadilhas podem ser instaladas considerando o comportamento de dispersão do vetor. Neste caso, a cobertura das áreas com as armadilhas deve ser homogênea e a distância entre uma armadilha e outra deve ser de no mínimo 100 e no máximo 300 metros.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments