Na manhã de segunda-feira (06), o Governo Municipal enviou para homologação estadual o processo que decreta situação de emergência nas áreas do município afetadas pela estiagem – COBRADE 14110, conforme Portaria Nº 260/2022 – MDR.
Valdecir Mariano Pinto, prefeito em exercício, através do Decreto n° 2726/2023, de 02/03/2023 estabeleceu oficialmente situação de emergência no município devido a estiagem. O processo agora aguarda a homologação estadual e federal.
Com o documento em vigor, Mariano Moro poderá ter acesso a formas mais efetivas e ágeis para aquisição de bens para o enfrentamento da estiagem. Além disso, o documento permite que os produtores afetados possam obter adesão a seguros agrícolas e negociações de dívidas.
Ressalta-se que a situação de emergência em Mariano Moro foi determinada pela análise de prejuízos humanos, ambientais e econômicos. Ao todo, conforme apontado pelo relatório da EMATER, o município já contabiliza um prejuízo de cerca de 18 milhões de reais somente na produção agrícola e na pecuária.
Em caso de novas informações sobre a estiagem, o município poderá estar informando à comunidade por meio dos canais oficiais da Prefeitura.