Uma frente fria atingiu o Sul do Brasil e provocou chuva nos últimos dias. Agora o sistema avança sobre o Sudeste Brasileiro, mas em sua retaguarda, uma massa de ar frio de origem polar se faz presente, resultando numa queda acentuada das temperaturas.
A Região Sul enfrentará dias frios ao longo do próximo período, especialmente nesta semana e na próxima. A chuva que atingiu o Sul do Brasil avança sobre o Sudeste Brasileiro, e em sua retaguarda, uma massa de ar frio de origem polar se faz presente, resultando numa queda acentuada das temperaturas.
O sistema de alta pressão atmosférico, responsável pelo ar seco que predomina no Sul do Brasil, carrega consigo ventos frios que diminuem significativamente a chuva por todo a região e gera risco de geadas nas áreas mais altas.
Durante a madrugada da terça-feira, ontem, dia 09, já houve formação de geada na região do Vale do Caminhos da Neve, em São Joaquim, Santa Catarina. O cenário muda, a cidade amanheceu com os gramados branquinhos e temperatura mínima de 6°C na estação do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A previsão é de novos episódios de geada até a manhã de sexta-feira (12) nas áreas serranas de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e, de maneira mais isolada, também sobre o sul do Paraná, como no planalto paranaense.
Mesmo sem geadas tão amplas, as demais áreas da Região Sul sentem os efeitos do ar frio, com diminuição considerável das temperaturas, pelo menos, até o começo da semana que vem. Mesmo com o sol, as temperaturas ficam bem amenas na Região Sul, por causa dos ventos frios do quadrante sul, que vão trazer a sensação térmica de friozinho até mesmo durante as tardes.