Neste ano, o Ciclo de Palestras sobre Citricultura, que é um evento Estadual, será realizado nos dias 28 e 29 de junho em Erechim. O objetivo é levar novas informações e tecnologias aos citricultores do estado.
A programação do primeiro dia, 28/06, inicia às 8h00 e contará com palestras que abordarão diversos assuntos que envolvem o cultivo de citros, análise setorial e perspectivas, estratégias e controles, novas variedades e práticas de manejo, entre outras.
A abertura oficial será às 18h00. As atividades serão no Auditório da URI Erechim. Já no segundo dia (29/06), pela manhã, haverá visita técnica no município de Aratiba, com abordagens de sistematização, implantação e manejo de pomares jovens.
O Ciclo de Palestras é gratuito e as inscrições podem ser feitas no local, no dia do evento. A programação completa você acessa clicando aqui.
Conforme o engenheiro agrônomo da Emater e assistente técnico regional, Luis Ângelo Poletto, em 19 municípios da região do Alto Uruguai a citricultura tem importância econômica: “Vamos ter a participação de técnicos, pesquisadores e agricultores de todo estado. Nossa região já é um polo estadual de produção de laranja, com 3.100 hectares, além de 380 hectares de bergamota e cerca de 1.200 produtores que trabalham com citricultura. Será um importante momento para alavancar a citricultura no Alto Uruguai”, explica Poletto.
O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produçao Sustentável e Irrigação (SEAPI), Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Campus de Erechim.