Os funcionários da Prefeitura de Três Arroios, que trabalham na ampliação de uma via de acesso e saída da cidade, sentido Severiano de Almeida (obra essa devidamente licenciada), se depararam com grande quantidade de resíduos descartados de forma irregular. Desde móveis, pneus, plásticos, fraldas, canos e até mesmo lixo doméstico, estão entre os resíduos descartados em um barranco coberto por vegetação.
Fiscais da Secretaria da Saúde e Meio Ambiente foram chamados para procedimentos e encaminhamentos. Ao todo mais de uma caçamba de caminhão foi recolhida e destinada para a coleta seletiva do Município.
O local também foi vistoriado pelo prefeito Carlos Burille, que mostrou-se indignado com a situação, uma vez que o município possui coleta seletiva que percorre todo o perímetro urbano, e prioriza ações em prol da beleza da cidade.
Além dos problemas ambientais de práticas como essas, a conduta é de total irresponsabilidade com a saúde pública, pois os resíduos também servem de criadores de vetores, roedores e outros. A prática é criminosa e a punição está prevista em lei.
“É lamentável e revoltante que mesmo com todo o trabalho desenvolvido no município desde educação ambiental nas escolas, serviços de coleta e destinação final dos resíduos alguns cidadãos ainda não possuem a consciência de fazer a sua parte”.
“Que cenas como essas sirvam de exemplo da importância do descarte correto dos resíduos e também da separação adequada dos materiais, secos e orgânicos. Tudo começa por nossas atitudes, dentro da nossa casa e depois reflete na sociedade que queremos construir, afirmou o prefeito.