A Escola Municipal de Ensino Fundamental São Roque, de Aratiba, desenvolve diversos projetos educacionais, entre eles de Educação Fiscal. Nesta perspectiva e em parceria com o programa A União Faz a Vida, do Sicredi, os estudantes estão desenvolvendo atividades como a visita do último dia 16, à propriedade de Gentil e Jacson Cizerça, localizada na comunidade da Esperança Alta.
Esta propriedade pertence à família de estudantes da própria escola. Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer todo o processo de produção leiteira, confinamento e vacas leiteiras.
A primeira atividade relacionada ao projeto foi uma roda de conversa com a elaboração de questões para serem efetuadas no dia do passeio. No decorrer da entrevista pode-se observar o quanto um proprietário rural contribui para a arrecadação de impostos, que se transformam em bens e serviços públicos.
“Fomos muito bem recepcionados pela família e os estudantes adoraram o contato direto com os animais e ao mesmo tempo o quanto é importante o trabalho do homem rural para a arrecadação de impostos de nosso município”, relatou a diretora da escola, Adulce Inês Dellagostin.
A secretária de Educação do município, Rosane Morgan, ressalta que atividades como estas despertam a consciência de cada criança, no sentido de entender melhor a geração de impostos, a sua aplicabilidade na resolução de demandas da própria comunidade.