Ação envolve estudantes e comunidade em geral do município que poderão inclusive receberem recompensa pelo ato da reciclagem
A Prefeitura de Aratiba, através da Secretaria do Meio Ambiente está atuando com um objetivo principal no projeto de Educação Ambiental “EcoTech Coins: Recicle e Ganhe”: que é criar um ecossistema de reciclagem de resíduos especiais (eletrônicos, esponjas e óleo de cozinha) que não apenas combata o descarte irregular desses materiais, mas também motive ativamente a comunidade a participar da causa ambiental.
A Secretaria do Meio Ambiente conta com a parceria da Secretaria da Educação, Escolas Municipais e Estadual, onde foram alocados ecopontos. O Projeto conta ainda, com assessoria da empresa Químea Inteligência Ambiental, de Erechim.
O projeto visa ainda promover a conscientização sobre a importância da reciclagem, envolvendo a população de maneira engajada, educativa e recompensadora.
Entre as ações está o estímulo à reciclagem de componentes eletrônicos, óleo de cozinha e esponjas usadas, reduzindo assim, o impacto ambiental causado pelo descarte inadequado desses materiais, fomentando a educação ambiental e ampliando o conhecimento da comunidade sobre os problemas associados, incentivando práticas mais sustentáveis.
Foi criado uma moeda para a troca, o “real verde” como um elemento lúdico e recompensador, incentivando as pessoas a participarem ativamente da iniciativa e fortalecendo a ideia de que cada indivíduo pode fazer a diferença no cuidado com o meio ambiente.
O projeto está sendo realizado através dos Pontos de Coleta já alocados nas escolas do município e na Secretaria do Meio Ambiente.
Como recompensa pela ação, os estudantes poderão realizar a troca do real verde por prêmios, até o prazo de 15 de dezembro deste ano. As trocas poderão ser feitas na Secretaria do Meio Ambiente. São mil prêmios a serem distribuídos conforme pontuação conquistada.
O regulamento completo está disponível na Secretaria do Meio Ambiente e também já foi entregue às Escolas do Município.