O fio de cabelo é composto por cutícula (parte externa) e córtex (parte interna). Cutículas costumam se desalinhar facilmente com coisas básicas do dia a dia, como por exemplo lavar os cabelos, já que os shampoos possuem pH mais alto, passar as mãos nos cabelos, pentear e inclusive a poluição das grandes cidades.
Outros cabelos nascem naturalmente porosos. Quanto mais cacheado for o cabelo, mais cutículas desalinhadas ele possui justamente por conta das curvaturas.
Por último e não menos importante, processos químicos como descolorações, colorações, alisamentos alcalinos e outros procedimentos de alteração capilar, também produzem o desalinhamento cuticular. Desta forma, todos os tipos de cabelos podem se beneficiar com o uso do vinagre de maçã já que, na condição de desalinhamento da cutícula, o cabelo estará com alta porosidade e também falta de brilho.
As cutículas se mantêm mais alinhadas com produtos de pH mais baixo. O pH do vinagre de maçã está entre 2 e 3,5 pH e, portanto, é enquadrado como um ingrediente de pH ácido. Nos fios, ingredientes de pH ácido produzem efeito de alinhamento da cutícula. Este é o benefício do vinagre de maçã nos cabelos.
Além disso, ele também é aliado no tratamento de afecções do couro cabeludo como controle de oleosidade e psoríase.