A Administração Municipal de Mariano Moro teve o reconhecimento de seus trabalhos e ações pela Caixa Econômica Federal. Na última quarta-feira (29), o município recebeu o Selo Caixa Gestão Sustentável – Certificado Safira, por apresentar indicadores públicos que correspondem as boas práticas de gestão municipal, através da avaliação dos aspectos ambientais, sociais, de governança e climático. A cerimônia de entrega oficial aconteceu na superintendência da Caixa em Passo Fundo, na sala “Cidades e Estados”, um espaço dentro da Caixa dedicado aos municípios utilizarem.
O certificado foi entregue das mãos do superintendente, Gustavo Muller, gerentes Fabiana Dal Vesco e Eloida Borba e supervisora, Caroline Kellermann, ao prefeito, Irineu Fantin, ao vice-prefeito, Valdecir Mariano Pinto, acompanhados dos servidores públicos municipais, Marlova Faggion Ecco, Edson Roberto Otfinoski, Adriana Mattia Mettler, Gilmar Ruaro e Marta Arnod.
O município de Mariano Moro, além de ser o único a receber o certificado Safira entre os 224 de abrangência da superintendência da Caixa Econômica Federal de Passo Fundo, é o terceiro a receber o nível de certificação Safira e o primeiro neste ano de 2024 no âmbito Estadual, atingindo 98% nos indicadores avaliados pela pesquisa da Caixa, que corresponde a mais de 80 pontos conforme as regras.
Além de prestar reconhecimento e valorizar a gestão pública municipal, entre as vantagens para os municípios que obtém esta certificação está a possibilidade de acesso a condições diferenciadas na contratação de produtos e serviços junto à Caixa e a divulgação de uma Gestão/Administração transparente, voltada a correta aplicação dos recursos públicos.
O Selo
O Selo Caixa Gestão Sustentável, com validade de dois anos, tem por objetivo incentivar a gestão responsável, a melhoria de qualidade de vida do cidadão e a otimização do uso de recursos naturais geridos pelo governo local. É um reconhecimento criado pela própria Caixa, destinado aos municípios que apresentam indicadores públicos que denotam a aplicação de boas práticas de governança e responsabilidade socioambiental na gestão pública local.
A iniciativa reconhece municípios que adotam soluções eficientes nestas áreas, com transparência e sustentabilidade, através da avaliação de 21 indicadores distribuídos em 4 categorias: Ambiental, Social, Governança e Climático, esta última, incluindo aspectos relativos às mudanças climáticas.
O Selo tem quatro níveis, sendo Cristal, Topázio, Safira e Diamante. Cada um requer uma pontuação mínima necessária para a concessão. Para o Selo Cristal mínimo de 60 pontos alcançados; para o Selo Topázio mínimo de 70 pontos alcançados; para o Selo Safira mínimo de 80 pontos alcançados; e para o Selo Diamante mínimo de 100 pontos alcançados.
Este certificado também tem a finalidade de apoiar os municípios a alcançarem as metas da agenda 2030 das Nações Unidas por meio da implementação dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS com ações de combate à pobreza, proteção do meio ambiente e do clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.