Pe. Sérgio Lucas Câmara, presbítero da Arquidiocese de São Paulo, Mestre em Teologia Pastoral e Doutor em Psicologia Clínica, ministrou o curso anual de atualização para padres e diáconos permanentes da Diocese de Erechim durante a segunda e terça-feira, dias 22 e 23 de julho, no Auditório São José, sobre a saúde integral dos mesmos.
Com sua ampla qualificação acadêmica e vivência ministerial eclesial, Pe. Sérgio começou pela definição de saúde integral em formulações sucessivas até a que passou a incluir a dimensão da espiritualidade. Saúde, então, é “estado de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual e não apenas a ausência de doença”. São 4 dimensões, biológica, psicológica, social e espiritual.
Pe. Sérgio relacionou este conceito de saúde com a realidade da vida dos ministros ordenados, citando o Plano de Emergência para a Igreja no Brasil, de 1963, a partir do Concílio Ecumênico Vaticano II. O Plano acentuava dois aspectos fundamentais: a renovação da Paróquia e a renovação do clero. Neste, descrevia características diversas de padres.
Há paróquias com pouca estrutura para oferecer aos padres suporte físico e mental, o que aumenta os riscos de adoecimento físico e psíquico. Em qualquer situação, há a necessidade de permanente autocuidado e de um cuidar do outro, de cada um reconhecer-se humano e cultivar forte referencial espiritual. Quando sentir falha nele e que as coisas fogem do seu controle, perguntar-se como está levando a vida e o ministério e buscar ajuda.
O assessor abordou também vários transtornos de personalidade, como os de depressão, os problemas envolvendo questões financeiras, adoecimento mental e outras. Tratou ainda de distúrbios ligados à sexualidade, psíquicos, como pedofilia, o exibicionismo e outros.
Dados biográficos do assessor
Pe. Sérgio nasceu no dia 15 de setembro de 1967, em Natal, RN. Foi ordenado diácono no dia 06 de dezembro de 1998 e presbítero no dia 12 de dezembro de 1999.
Possui graduação em Secretariado Executivo (Faculdade para Executivos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1989), Teologia (Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, SP – 1999) e Psicologia (Universidade São Marcos – 2011); mestrado em Teologia Pastoral (UNIFAI – Centro Universitário Assunção, 2003), mestrado em Psicologia Clínica (PUC – SP) e doutorado em Psicologia Clínica (PUC – Pontifícia Universidade católica, SP), aprimoramento clínico em Psicoterapia para pessoas enlutadas. Experiência profissional em atividades administrativas (Banco América do Sul, Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte) e psicoterapia no Nêmeton – Centro de Estudos e Pesquisa em Psicologia Hospitalar, de 2012 a 2020.
Atuou e atua como Pároco na Arquidiocese de São Paulo, como professor de Teologia Pastoral na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (de 2005 a 2008). Contratado pela PUC-SP desde 2019 como professor de Teologia, onde tem lecionado as disciplinas de Teologia Pastoral Fundamental, Pastoral Catequética, Pastoral dos Sacramentos da Iniciação Cristã e Psicologia Pastoral e como professor convidado no Curso de Pós-Graduação Ações Terapêuticas para Situações de Luto (2021-2022).
É autor de alguns livros e de diversos artigos em revistas especializadas.