A prefeitura de Valinhos informou que não há sobreviventes no avião que caiu, nesta sexta-feira (9), na cidade de Vinhedo, interior de São Paulo. As duas cidades são vizinhas. A aeronave tinha 62 pessoas a bordo, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes. A lista com o nome de quem estava no voo não foi divulgada até o momento. O avião estava em situação regular junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
A aeronave, um ATR-72-500, da Voepass, saiu de Cascavel, no Paraná, às 11h50, e ia em direção ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. A queda aconteceu às 13h28.
De acordo com informações do Balanço Geral, o avião caiu em um condomínio de casas no bairro Capela, em Vinhedo. A Defesa Civil-SP informou que algumas casas na região foram atingidas e, logo em seguida, a aeronave explodiu. O avião é um ATR-72-500, fabricado em 2010, e estava em situação regular.
Possível causa da queda
A principal suspeita sobre o que levou o avião a cair foi a formação de gelo na região da rota do voo. Este modelo de aeronave tem um histórico de desafios em relação à aderência de gelo severo.
Alguns aviadores, sob a condição de anonimato, afirmam que o piloto da aeronave que sofreu o acidente, inclusive, pediu ao controle de voo para descer de altitude por causa do gelo. Ainda não está claro se ele conseguiu descer antes de perder o controle do avião.