O Plano Rio Grande concentra todas as ações de recuperação do Estado e atua em três eixos de enfrentamento aos efeitos das enchentes: ações emergenciais, ações de reconstrução e Rio Grande do Sul do futuro. Até o momento, já foram destinados mais de R$ 2 bilhões do tesouro do Estado para ações com entregas nas mais diversas frentes. A governança estabelecida para o plano também tem agilizado tratativas com a iniciativa privada para oportunidades de cooperação e atração de investimentos como o anunciado pela Coca-Cola Femsa.
No encontro, Leite também reforçou o agradecimento à companhia pelas diversas ações de apoio a funcionários, clientes e comunidades que foram desenvolvidas no Estado no momento mais crítico da calamidade. O governador reforçou a relevância do investimento anunciado e destacou o compromisso da empresa com o Rio Grande do Sul, uma vez que os aportes também irão ajudar a garantir empregos, gerar renda e impulsionar o desenvolvimento econômico. “Desde o início, e agora ainda mais, colocamos nossas equipes à disposição para o suporte necessário à garantia de investimentos no Rio Grande. Renovamos esse compromisso de interlocução, a partir da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para assegurar a concretização célere dessa grande notícia para o Estado”, acrescentou o governador.
“Este é um momento muito significativo para a companhia. Foram meses de união e esforços, voltados ao bem-estar e segurança dos nossos colaboradores e de apoio aos nossos clientes, comunidade e parceiros. Agora, seguimos unidos pelo Rio Grande do Sul com novos projetos e com a retomada total da unidade de Porto Alegre, prevista para o próximo ano. A Coca-Cola Femsa Brasil segue forte em sua parceria com o governo e comprometida em colaborar com o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, afirmou o CEO da Coca-Cola Femsa Brasil, Eduardo Pereyra.
Desde o início da grave crise climática, a Coca-Cola Femsa Brasil, fabricante do Sistema Coca-Cola responsável pela região, tem oferecido suporte aos funcionários e às comunidades locais. Um plano de apoio a clientes atingidos também está em vigor e inclui a troca de geladeiras, flexibilização dos prazos de pagamentos, reposição gratuita de produtos e ações em fachadas e materiais dos comércios. Até o momento, cerca de 1.000 estabelecimentos parceiros foram beneficiados.