21.8 C
Aratiba
terça-feira, 22/outubro
Player de Áudio Responsivo
InícioAlto UruguaiSicredi UniEstados desenvolve Projeto Jovens em Ação com estudantes de escolas estaduais...

Sicredi UniEstados desenvolve Projeto Jovens em Ação com estudantes de escolas estaduais da região

O intuito é a preparação para que os jovens possam investigar necessidades em suas localidades e criar soluções.

Cooperar com as comunidades: esse é o objetivo do Projeto ‘Jovens em Ação: ideias que se conectam por uma sociedade mais próspera’, criado pela Sicredi UniEstados em parceria com o Fundo Social do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Rio Grande do Sul – Sescoop/RS. O projeto, que teve sua culminância na sexta-feira (18) contou com a participação de 54 adolescentes, estudantes do ensino médio de nove Escolas Estaduais da região pertencente à 15ª CRE acompanhados de um professor coordenador.

O projeto teve início ainda no mês de maio, onde, reunidos no Espaço Cooperar em Erechim, os jovens tiveram um dia de imersão em conhecimentos, para preparar o grupo para investigarem necessidades em suas localidades e assim, criar soluções com o apoio do Fundo Social da Sicredi UniEstados. Agora, em outubro, chegou o momento de apresentar esses projetos em formato de HackTown.

Ao todo são nove escolas participantes: Cardeal Leme de Barra do Rio Azul, Rondônia de Centenário, Érico Veríssimo e Dr. João Caruso de Erechim, Libano Alves de Oliveira de Gaurama, Escola São Valentim de São Valentim, Dr. José Bisognin de Severiano de Almeida, Nossa Senhora de Lourdes de Três Arroios e Escola Viadutos de Viadutos.

Para a Coordenadora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi UniEstados, Andreia Bombardelli, “o projeto Jovens em Ação reafirma o nosso compromisso enquanto cooperativa, de continuarmos contribuindo com o desenvolvimento das nossas comunidades e de valorizar o olhar do jovem, como um propulsor de novas ideias a partir das suas vivências locais. Juntos, ampliamos o nosso olhar e beneficiamos comunidades a partir do nosso propósito”.

Olhar local

Os projetos apresentados foram: Renovação Esportiva – Barra do Rio Azul; Cesta Cooperativa: novo esporte e nova oportunidade – Centenário; Pé na areia – Érico Veríssimo Erechim; Além das páginas – João Caruso Erechim; Um olhar de apelo: em busca da melhoria nas condições de animais – Gaurama; Jogando juntos! Praticar, envolver e socializar – São Valentim; Quadra laranja – uma conexão entre a escola e a comunidade – Severiano de Almeida; Protegendo nossos amigos de quatro patas – Três Arroios; Vôlei feminino: mulheres em ação – Viadutos.

Fundo Social

O Fundo Social tem o objetivo de apoiar projetos sociais de interesse coletivo que impactem o maior número de pessoas. Para isso, podem se inscrever entidades sem fins lucrativos que tenham projetos sociais nas áreas de educação, cultura, esporte, inclusão social, segurança, meio ambiente e saúde. Por meio desse programa, é cumprido o 7º Princípio do Cooperativismo: interesse pela comunidade. Anualmente, são destinados 2,4% do resultado da cooperativa para serem investidos no Fundo Social.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments