21 C
Aratiba
terça-feira, 19/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioGeralNa Embaixada do Brasil em Tóquio, Famurs participa de reunião sobre parceria...

Na Embaixada do Brasil em Tóquio, Famurs participa de reunião sobre parceria comercial entre RS e Japão

Para discutir o papel estratégico do Japão como parceiro comercial e tecnológico do Brasil, em especial com o Rio Grande do Sul, a comitiva que integra a missão internacional participou, nesta terça-feira (19/11), de uma reunião na Embaixada do Brasil em Tóquio. O encontro contou com a presença do presidente da Famurs, Marcelo Arruda, do governador Eduardo Leite, do embaixador do Brasil no Japão, Octávio Henrique Dias Garcia Côrtes, além de secretários e outras lideranças políticas.

Durante o encontro, foram apresentadas as pautas da missão, entre elas a de colocar o RS como uma grande oportunidade de investimentos para empresas que estão atuando em transição energética e descarbonização, como soluções para diminuir o uso de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, e reduzir ou eliminar as emissões de carbono.

Na pauta do agro, os gestores falaram sobre o avanço nas negociações e ampliação do mercado entre Rio Grande do Sul e Japão de produtos de origem animal, tendo em vista que o estado gaúcho é reconhecido como zona livre da febre aftosa sem vacinação, o que permite a exportação de produtos como proteína suína e bovina. “No momento que conseguirmos estabelecer este mercado, vamos gerar muitas oportunidades para o Rio Grande do Sul, que é um dos maiores estados produtores de proteína animal do Brasil. O Japão importa 60% de toda a proteína animal, então esta é uma bandeira fundamental para desenvolvermos os municípios, ampliar produtividade e gerar renda no campo”, avaliou Arruda.

Conforme o presidente da Famurs, o embaixador Côrtes destacou que uma de suas metas, agora em seu retorno para o Japão, é a liberação do mercado para livre-comércio entre Brasil e Japão, a fim de ampliar o leque de produtos do agronegócio.

Ainda durante o encontro, foi apresentado aos gestores gaúchos as boas experiências japonesas relacionadas à resiliência climática, tendo em vista que o RS viveu um dos piores episódios climáticos de sua história em 2024. Na oportunidade, o embaixador referendou que o Japão é um grande exemplo nesta pauta, porque é um país que enfrenta os mais desafiadores desastres naturais: terremotos, tsunamis, inundações, deslizamentos e erupções vulcânicas.

Também participam da agenda os secretários estaduais Artur Lemos (Casa Civil), Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), Caio Tomazeli (Comunicação), Pedro Capeluppi (Reconstrução Gaúcha) e Ronaldo Santini (Turismo); o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa; o presidente da Assembleia, Adolfo Brito; e o líder do governo, Frederico Antunes.

SourceAssecom
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments