30.5 C
Aratiba
sexta-feira, 29/novembro
Player de Áudio Responsivo
InícioReligião48. Voz da Diocese - 01.12.24

48. Voz da Diocese – 01.12.24


“O Advento é tempo de espera ativa e vigilante”

Minha saudação a todos os irmãos e irmãs que acompanham a Voz da Diocese. Iniciamos, neste Domingo, o Advento. O tempo do Advento vem na contramão do ritmo acelerado da sociedade moderna em que vivemos. Hoje, muitas pessoas não têm mais tempo para esperar. Tudo tem que ser acelerado. O Advento é tempo de espera, mas de espera ativa e vigilante. Ser vigilante significa estar atento aos sinais de Deus que se manifestam no dia a dia. É o tempo propício para contemplar o grande mistério da Encarnação, que celebramos no Natal. É, por isso, o tempo da espera fecunda e esperançosa. É o tempo de contemplar a certeza da vinda do Senhor nos gestos de solidariedade e de comunhão e na vivência da justiça e da paz.

Prezados irmãos e irmãs. O primeiro domingo do Advento nos convida a confiar na Palavra do Senhor, que nos faz olhar para o futuro com esperança. Assim diz o Profeta Jeremias: “Eis que virão dias, diz o Senhor, em que farei cumprir a promessa de bens futuros para a casa de Israel e para a casa de Judá […]. Naqueles dias, Judá será salvo” porque “o Senhor é a nossa Justiça” (Jr 33,14-16).

Em sintonia com a primeira leitura, o Evangelho deste domingo nos apresenta a necessidade de vivermos a vigilância permanente. Ser vigilante significa permanecer de prontidão e agir para impedir que os falsos valores sufoquem os valores evangélicos. Ser vigilante significa não cair na indiferença diante da realidade do mundo. Significa não deixar que nosso coração se endureça. Não ficar apenas em queixas, críticas e condenações. Significa não deixar que se apague em nós o desejo de lutar por um mundo melhor e pelo bem de todos. Ser vigilante significa viver com amor tudo aquilo que se faz. Significa despertar nossa fé e buscar a Deus na vida e a partir da vida.

Caríssimos. Jesus não vem para espalhar medo. Por isso, o Evangelho nos revela o horizonte escatológico do Advento, ou seja, a vinda do Senhor na plenitude dos tempos: “Eles verão o Filho do Homem vindo numa nuvem com grande poder e glória” (Lc 21,27). Desta forma, somos chamados a escutar a palavra de Jesus, que diz: “Levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima” (Lc 21,28). Com essa palavra de confiança, Jesus anuncia seu senhorio sobre a história e nos enche de esperança para o cumprimento da promessa messiânica: Jesus é o descendente de Davi, que exercerá o direito e a justiça na terra.

O advento faz renascer a força da esperança. Aguardamos o Cristo, que vai nascer, com uma atitude vigilante, atitude de alguém que se prepara para acolher uma visita importante. Esperemos com gestos de amor e de fé. A certeza da presença de Deus e de seu amor em nossa vida nos faz viver em constante busca de conversão. O Advento é um tempo oportuno de aprofundar e melhorar nossas relações e nossas convivência na família e na comunidade, como sinal visível de nossa preparação ao Natal. Advento é tempo especial de escuta e de vivência da Palavra de Deus.

Caros irmãos e irmãs. Em nossas comunidades, um símbolo que marca nossa caminhada em preparação ao Natal é a Coroa do Advento. Ela contém 4 velas. A cada domingo é acesa uma nova vela, significando o passo novo que nós somos convidados a dar em nossa preparação ao Natal. Assim, a cada final de semana, a luz vai aumentando, até chegarmos na grande festa da Luz, que é o nascimento de Jesus, “a luz do mundo”.

Aguardemos vigilantes e esperançosos a vinda do Senhor. Que Maria, Mãe de Jesus e nossa, nos ajude a nos prepararmos bem para acolhermos o Deus Menino em nossa vida, assim como ela O acolheu, participando ativamente das celebrações do Advento e da Campanha da Evangelização, que nos apresentam o desafio de sermos sempre evangelizadores: “Jesus nossa Esperança, habita entre nós. É nossa missão anuncia-lo”! Que este Tempo do Advento seja um tempo de espera ativa e vigilante para todos nós e nossas comunidades.

Deus abençoe a todos e bom domingo.

Dom Adimir Antonio Mazali – Bispo Diocesano de Erexim – RS

 

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments