28.5 C
Aratiba
sexta-feira, 7/fevereiro
Player de Áudio Responsivo
InícioAratibaAratiba realiza cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação do programa "Desassorear...

Aratiba realiza cerimônia de assinatura do Termo de Cooperação do programa “Desassorear RS”

Na oportunidade, além de Aratiba, outros oito municípios do Alto Uruguai também assinaram o Termo.

Foi assinado, com a presença do secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado, Rafael Malmann, o Termo de Cooperação do programa “Desassorear RS” em evento realizado na Rodoviária Municipal de Aratiba. Na oportunidade, outros oito municípios do Alto Uruguai também assinaram o Termo.

Este Termo destina a Aratiba R$ 700 mil para trabalhos junto ao Rio Novo e Rio Agulha, que cortam a área urbana. A execução dos serviços é de forma imediata. Além de Aratiba, assinaram o Termo, nesta ocasião, Barra do Rio Azul, Charrua, Entre Rios do Sul, Erval Grande, Ipiranga do Sul, Jacutinga, Ponte Preta e Quatro Irmãos. O eixo 1 do programa terá um investimento total de R$ 300 milhões destinados a municípios gaúchos que decretaram estado de calamidade ou emergência.

Início dos trabalhos de desassoreamento – Foto: Rádio Aratiba

Estiveram presentes, além do secretário estadual Rafael Malmann e Administração Municipal de Aratiba, representada pelo prefeito Geison Carbonera e vice Joarez Miechuanski, demais membros da Administração e Poder Legislativo, os prefeitos e representantes de cada município contemplado. Também, o presidente da Amau e prefeito de Marcelino Ramos, Viannei Mafissoni. Ainda, marcaram presença deputados, a imprensa regional e público em geral.

Cerimônia de assinatura, junto a Rodoviária Municipal, com presença de autoridades locais e regionais – Foto: Rádio Aratiba

O programa

O Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS) integra as ações do Plano Rio Grande e tem como objetivo promover o desassoreamento e limpeza de arroios, canais de drenagem e sistemas pluviais de municípios que, em decorrência das enchentes, declararam situação de emergência ou estado de calamidade.

O trabalho será implementado pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), juntamente com as gestões municipais, que contarão com financiamento, suporte técnico e supervisão do Estado, buscando promover mais segurança, estabilidade e resiliência a alagamentos.

Registro de entrevistas durante o evento

Entrevista com o prefeito de Aratiba, Gelson Carbonera – Foto: Rádio Aratiba
Entrevista com o presidente da Amau e prefeito de Marcelino Ramos, Viannei Mafissoni – Foto: Rádio Aratiba
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments