20.8 C
Aratiba
sábado, 22/fevereiro
Player de Áudio Responsivo
InícioGeralCom mais de 1.500 pessoas presentes, Assembleia de Verão 2025 está aberta...

Com mais de 1.500 pessoas presentes, Assembleia de Verão 2025 está aberta oficialmente

A Assembleia de Verão 2025 está aberta oficialmente. Com a presença de mais de 300 prefeitos, secretários e representantes dos 497 municípios gaúchos, a cerimônia que deu start ao evento ocorreu na manhã desta quinta-feira (20/02), na Sociedade Amigos do Balneário Atlântida (Saba), em Xangri-Lá. O maior evento municipalista do litoral gaúcho, e que é promovido pela Famurs, iniciou ainda na noite da quarta-feira (19/02), com o credenciamento e confraternização, e segue com programação até a sexta-feira (21/02). O tema desta edição, “Juntos para reconstruir, somando forças para superar”, traz a tona a força do Rio Grande do Sul e de todo o povo gaúcho para superar os desafios e retomar o desenvolvimento do estado.

Sob a liderança do presidente da Famurs, Marcelo Arruda, que esteve acompanhado da primeira-dama Rafaela Sette, a cerimônia da manhã de hoje contou com a presença do governador do Estado em exercício, Gabriel Souza, do presidente da Assembleia Legislativa, Pepe Vargas, do presidente do Ministério Público, Alexandre Saltz, do presidente do Tribunal de Contas, Marco Peixoto, do presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado, Desembargador Ícaro de Carvalho de Bem Osório, do Defensor Público Geral do Estado Nilton Leonel Arnecke Maria, do secretário de Apoio à Reconstrução do RS, Maneco Hassen, do representante da Câmara dos Deputados, Deputado Federal Danrlei de Deus, do presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, do ex-governador do Estado, Ranolfo Vieira Jr., do pefeito de Xangri-Lá, Celso Bassani Barbosa, e do presidente da Amlinorte e prefeito de Imbé, Luis Henrique Vedovato, além de deputados estaduais, federais, secretários de estado, prefeitos e gestores municipais.

Em seu discurso, o presidente Arruda destacou que a Famurs esteve ao lado dos municípios gaúchos durante o momento de crise que todos passaram e que a Federação segue junto aos gestores neste processo de retomada. “Em todo esse processo difícil, foram 95 cidades em calamidade e 311 em situação de emergência, e o diálogo entre municípios, governo do Estado, federal e órgãos de fiscalização foram essenciais para vencermos a burocracia, destravar recursos e principalmente ajudar nossa população gaúcha”, afirmou.

“A nossa Assembleia de Verão deste ano vem para reforçar esse compromisso de atuar em prol do municipalismo, promovendo o debate sobre sustentabilidade, reconstrução e gestão inovadora, mostrando aos prefeitos a importância de uma gestão unida, inclusive regionalmente, em prol dos cidadãos. A Famurs recebe a todos com muito carinho, buscando sempre o fortalecimento do municipalismo e do desenvolvimento das cidades”, concluiu Arruda.

O primeiro dia oficial de programação da Assembleia de Verão segue nesta quinta-feira (20/02) e se este até esta sexta-feira (21/02). A programação completa está disponível no site famurs.com.br.

O evento recebe o patrocínio master de Banrisul, Secretaria de Turismo do RS (Setur) e Caixa, e o patrocínio de Corsan, Serpro, 1Doc, Badesul, BRDE, GovBR, Aprende Brasil, Crea-RS, CSG, Kunzler e Shantui, Gestão, XCMG e GRA, No Paper Clound, Priori e LiuGong, Monteiro e Monteiro, A Página, Recicle Bem, Moinhos de Vento, GlobalGov, Somos, Delta, Editora do Brasil, Portal de Compras Públicas, Geap, Lux, Delta, Kodefy, MasperTV, Banco do Brasil. A assembleia também recebe apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Planalto, Emater e Sorvelândia.

Autoridades

Anfitrião do evento, o prefeito de Xangri-Lá, Celso Bassani Barbosa, agradeceu a Famurs por mais uma vez escolher o município para receber os gestores do estado e colocou-se à disposição de todos durante a Assembleia. Já o presidente da Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) e prefeito de Imbé, Luis Henrique Vedovato, lembrou da importância de os municípios se unirem, através das associações regionais, para buscar cada vez mais desenvolvimento.

O deputado estadual, Elizandro Sabino, falou da importância da regularização dos imóveis, que será tema de painel na Assembleia de Verão, e também colocou seu gabinete à disposição dos prefeitos para a busca de recursos. Também presente o presidente da Assembleia Legislativa, Pepe Vargas, destacou que os movimentos da Casa em parceria com o governo do Estado tem sido fundamentais para o desenvolvimento do RS e a retomada do crescimento, e que a Assembleia está de portas abertas a todos os gestores para apoiar as demandas das comunidades.

O presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, parabenizou a iniciativa da Famurs em realizar mais uma grande Assembleia e lembrou que a pauta da Reforma Tributária – que também será tema de painel no evento – deve ser prioridade dos prefeitos, devido ao impacto que pode causar nos municípios.

Presente na abertura, o presidente do Ministério Público (MPRS), Alexandre Saltz, afirmou que o órgão está trabalhando em parceria com os municípios para melhorar a mobilidade das cidades, a segurança, o cuidado com a educação e as crianças, e que tem criado ações propositivas para que isso gere impacto em todas as cidades gaúchas.

O presidente do Tribunal de Contas (TCE-RS), Marco Peixoto, declarou a preocupação do tribunal com os municípios e com os gestores, afirmando que o TCE tem sido parceiro das gestões como um facilitador, e não como um complicador como muitas vezes já foi visto, buscando facilitar o trabalho de prefeitos com a segurança jurídica que isso exige.

O presidente em exercício do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS), desembargador Ícaro de Carvalho de Bem Osório, declarou a presença do Tribunal nos municípios e nas instituições, comprometido em ajudar os gestores no desenvolvimento das cidades. Por sua vez, o defensor público geral do Estado, Milton Daniel Marin, reforçou que a ideia da defensoria é se aproximar dos gestores municipais e buscar resoluções de questões das cidades com diálogo e transparência.

Também presente, representante o governo federal, o secretário de Apoio à Reconstrução do RS, Maneco Hassen, reafirmou o compromisso do governo principalmente com a reconstrução do estado e com a retomada de investimentos, declarando que o governo Lula já investiu mais de R$ 140 bilhões em medidas de reconstrução e incentivos em diversas áreas para a recuperação do RS.

Por fim, o representante da Câmara dos Deputados, deputado federal Danrlei de Deus, parabenizou a Famurs pelo evento, saudou os gestores e colocou a Câmara à disposição.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments