Dom Adimir Antonio Mazali presidiu a segunda reunião dos padres da Diocese de Erexim deste ano na última terça-feira (20), no Auditório São José na esplanada do Seminário e do Santuário Nª Sª de Fátima.
A pauta do evento trouxe uma reflexão sobre os desafios, a partir dos últimos 5 anos, nos diversos aspectos da vida diocesana; assuntos pastorais; assuntos administrativos, comunicações e lembretes.
Desafios da caminhada diocesana nos últimos cinco anos
Dom Adimir introduziu o assunto lembrando a eleição do Papa Leão XIV, após o falecimento do Papa Francisco. Referiu-se à homilia de Leão XIV na “celebração eucarística para o início do ministério petrino do Bispo de Roma”, na qual disse que os cardeais, com histórias diferentes e a partir de caminhos diversos, reunidos em conclave, colocaram nas mãos de Deus “o desejo de eleger o novo sucessor de Pedro, o Bispo de Roma, um pastor capaz de guardar o rico património da fé cristã e, ao mesmo tempo, de olhar para longe, para ir ao encontro das interrogações, das inquietações e dos desafios de hoje.”
O Papa também destacou que em “nosso tempo ainda vemos demasiada discórdia, demasiadas feridas causadas pelo ódio, a violência, os preconceitos, o medo do diferente, por um paradigma econômico que explora os recursos da Terra e marginaliza os mais pobres. E nós queremos ser, dentro desta massa, um pequeno fermento de unidade, comunhão e fraternidade.”
O bispo citou algumas situações da diocese a partir da escuta de diversas pessoas: acompanhamento do padre ao trabalho nas secretarias; a manutenção da documentação atualizada; a doação do dízimo e a contribuição para a Cúria Diocesana; encaminhamento de exéquias com o devido acolhimento; cuidado com os terrenos e infraestrutura; carimbo da paróquia nas lembranças dos sacramentos.
Dom Adimir propôs a seguinte questão para reflexão em grupos, organizados pelo Pe. Jair, coordenador diocesano da ação evangelizadora: “o que nos desafia, considerando os diversos aspectos que marcaram a vida nos últimos cinco anos?”
Alguns aspectos relatados no plenário: implementação do plano diocesano da ação evangelizadora e o seguimento das diretrizes dos sacramentos e outras; a carga administrativa que sobrecarrega os padres; a evangelização das crianças e da juventude; acolhimento aos dramas das pessoas; a evangelização no mundo digital; a permanente identificação e formação de agentes; a pastoral vocacional; o zelo pela liturgia; dimensão pastoral do sistema de contabilidade; a situação depressiva de muitas pessoas; enfraquecimento das pastorais sociais; movimentos não inseridos na realidade social.

Assuntos pastorais
– 15ª Assembleia Diocesana da Ação Evangelizadora prevista para este ano foi adiada para o próximo;
– Revisão das Diretrizes Diocesanas dos Sacramentos – instrumento de revisão dos sacramentos da cura, Reconciliação e Unção dos Enfermos, datas para síntese nas paróquias, relatório diocesano, aprofundamento nas Áreas e em nível diocesano;
– Escola de Servidores – o curso na Área de Gaurama será concluído em agosto; o de Erechim está com 25 alunos; instituição até seis anos depois de concluído o curso; renovação do mandato dos atuais ministros de 28 de agosto a 26 de outubro com reflexão sobre a Eucaristia;
– Seminários e pastoral vocacional – encontro do serviço de animação vocacional da Província de Passo Fundo dia 24 deste mês de maio, em Passo Fundo; encontro vocacional diocesano, dia 07 de junho das 08h30 às 11h, no Auditório São José; Romaria vocacional, dia 16 de agosto no Santuário N. Sra. de Fátima; Seminário Menor N. Sra. de Fátima, tem um aluno no Ensino Médio e 4 no Fundamental com acompanhamento em suas famílias pelo formador, Pe. Isalino, e encontro no primeiro sábado e domingo de cada mês no Seminário; o Seminário Maior São José tem um aluno no curso propedêutico e dois no de filosofia na Universidade de Passo Fundo;
– Pastoral Presbiteral – Encontros de formação, retiro, confraternização pelo dia do padre e respectivas datas, bem como segunda romaria dos presbíteros e seminaristas do Rio Grande do Sul dia 08 de setembro na paróquia São Domingos, Arquidiocese de Passo Fundo;
– 74ª Romaria de N. Sra. de Fátima – dia 12 de outubro; novena de 03 a 11 com 4 celebrações diárias, 07h; 14h, 18h e 19h30; romaria da criança, dia 11; tema: Com as virtudes de Maria, peregrinos de esperança; lema: Esperança nossa, salve! Coleta das capelinhas, até o final de outubro;
– outros assuntos pastorais – visita pastoral e visita administrativa de Dom Adimir; pastoral da criança; pastoral carcerária; diaconado permanente, encontro de formação, retiro dos atuais diáconos, curso para novos diáconos em Passo Fundo com 5 das dioceses de Erexim e identificação de candidatos para novo curso no próximo ano ou em 2027; Escola Catequética, iniciada no dia 23 de abril com 92 participantes; Santuário N. Sra. da Santa Cruz, romaria deste ano, dia 14 de setembro, domingo; Dom Adimir emitirá decreto de criação do Santuário.
Assuntos administrativos
Orientações sobre crédito do trabalhador e novas exigências para gestão de riscos psicossociais, fundo solidário para aquisição de veículos, seguro frota de automóveis, projeto para edificação de prédio na Avenida Dom João Hoffmann e outros.
Comunicações e lembretes
– Jubileu 2025 – celebrações nas comunidades, de 20 de abril a 08 de junho, do dia da Páscoa à solenidade do Pentecostes; celebração diocesana, dia 23 de novembro, às 14h30, na Catedral com procissão ao Santuário; celebração de encerramento, dia 28 de dezembro, às 16h, na Catedral com delegações das paróquias;
– Assembleia Regional da Ação Evangelizadora, de 04 a 06 de junho, no Centro de Espiritualidade Cristo Rei, São Leopoldo, com a participação do Bispo, do Coordenador da Ação Evangelizadora e dois leigos;
– Curso diocesano anual – tema: minuta do texto das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para os padres e diáconos permanentes dias 21 e 22 de julho, no Auditório São José; palestra para leigos e leigas sobre o mesmo assunto e local, 3 por paróquia, dia 21, às 19h.
Almoço festivo
Em comemoração ao aniversário natalício de Dom Adimir Antonio Mazali ocorrido no dia 16 anterior à reunião, o almoço foi festivo, com churrasco patrocinado pelo próprio aniversariante.

No início da refeição de confraternização, Pe. Jean Carlos Demboski, pela Pastoral Presbiteral, saudou o Bispo ressaltando os cinco anos de sua presença e atuação na Diocese. Apresentou-lhe os cumprimentos de todos e os votos de muitos anos mais, felizes, com saúde e ótimas realizações.
Por sua vez, Dom Adimir agradeceu, ressaltando que se encontra longe de sua família, mas que aqui tem outra família, a dos presbíteros, diáconos, colaboradores da Cúria e a própria Diocese. Com o canto do “parabéns”, foi convidado a apagar as duas velas do bolo com o número 59 de seus anos.