O município de Três Arroios foi palco de mais uma tradicional Festa Estadual do Porco em Pé, a 24ª edição, realizada no último sábado (24), no salão paroquial da paróquia Santa Isabel da Hungria. O evento foi promovido pela Paróquia Santa Isabel da Hungria, com o apoio da Prefeitura Municipal, da Cooperalfa e da Aurora Coop.
A programação teve início com a premiação dos melhores suinocultores do Rio Grande do Sul, integrados às cooperativas Cooperalfa e Aurora Coop. O reconhecimento foi concedido aos produtores que obtiveram os melhores índices de Conversão Alimentar Ajustada (CAA), demonstrando eficiência e excelência na produção de suínos. Os participantes também assistiram a uma palestra ministrada por Fabrício Raubert, supervisor de suínos da Aurora Coop.
Reconhecimentos e depoimentos
O presidente da Cooperalfa, Romeu Bet, ressaltou a relevância das cooperativas na evolução dos produtores rurais. “Esse reconhecimento pelas melhorias alcançadas ao longo dos anos é resultado do sistema cooperativo da Alfa, da Aurora e de outras cooperativas, além do trabalho técnico das nossas equipas, que têm sido fundamentais para que nossos produtores se tornassem referência no Estado. É um orgulho ver nossos cooperados adotando práticas mais técnicas e sendo valorizados por isso”, afirmou.
O vice-presidente da Aurora Coop, Marcos Zordan, também destacou a importância de valorizar o produtor rural. “A única forma de aprimorar a produtividade e os resultados, fazendo com que o produtor se perceba cada vez mais como um empresário, é reconhecer aquilo que ele faz de melhor — sua produtividade e sua capacidade de transformar recursos em valor”, declarou.
O prefeito de Três Arroios, Carlos Burille, enalteceu o trabalho dos produtores e das cooperativas. “Esta premiação representa o justo reconhecimento ao esforço dos nossos suinocultores. Parabenizo o excelente trabalho realizado pelas cooperativas e por todos os envolvidos neste evento, que reforça o papel essencial da suinocultura nos municípios”, pontuou.
Celebração gastronômica e cultural
Após as homenagens, teve início o protocolo oficial com a presença de autoridades, marcando a abertura oficial da festa. A nova Corte Municipal desfilou em trajes típicos, sendo apresentada ao público. Em seguida, foi servido o tradicional jantar.
No menu, os convidados desfrutaram de iguarias como porco em pé recheado, carne suína e frango no espeto, linguicinha, arroz à grega, abóbora cristalizada, mandioca com bacon, farofa, maionese, diversas saladas, pão, cuca recheada e sobremesas variadas.
A noite foi encerrada com o animado espetáculo da renomada Banda Portal da Serra, que embalou o público e celebrou a força da suinocultura na região.