Ir para a academia ou tomar uma taça de vinho, eis a questão. Um estudo da Universidade Alberta, no Canadá, chegou a uma conclusão intrigante. Os pesquisadores encontraram resultados e efeitos no corpo equivalentes a quando uma pessoa toma uma taça de vinho tinto ou treina uma hora na academia.
A explicação estaria na alta quantidade de resveratrol existente na bebida. A substância é um poderoso antioxidande presente em alimentos como a casca e semente da uva.
– O resveratrol pode simular um exercício ou potencializar os benefícios de alguma atividade que uma pessoa fisicamente incapacitada faça – defende Jason Dyck, diretor do Centro de Pesquisas Cardiovasculares da universidade e responsável pela pesquisa.
Ainda segundo a pesquisa, os benefícios do resveratrol são similares porque a substância ajuda a melhorar a performance física, aumenta os batimentos cardíacos e a força muscular. Aliás, se você somar alguns amendoins ou nozes à degustação do vinho, potencializa os efeitos porque a substância também pode ser encontrada nesses alimentos.
Mas não pense que trocar o treino diário por um taça de vinho pode ser um bom negócio. Os efeitos do resveratrol podem potencializar os benefícios dos exercícios feitos na academia e a ideia é que a descoberta ajude pessoas com algum tipo de deficiência, que não podem praticar exercícios físicos.