Identificada pela primeira vez no Brasil em 2014, a febre chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é responsável pelo vírus Zika e pela dengue. A doença foi descoberta na Tanzânia, na África, na década de 1950.
Os sintomas da doença são: febre alta, dores intensas nos pés e nas mãos, dor de cabeça e nos músculos e manchas vermelhas na pele. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica que a melhor forma de se prevenir contra a doença é eliminar o mosquito.
“A principal forma de eliminar o mosquito Aedes aegypti, que transmite pelo menos três vírus, que são muito importantes no Brasil – vírus que causa a dengue, que causa a chikungunya e que causa zika – é evitando que o mosquito nasça evitando a proliferação dos mosquitos. O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”
Os sintomas de chikungunya começam entre dois e 12 dias após a picada do Aedes aegypti. Em 30% dos casos, os infectados não apresentam sintomas.