A importância da alimentação saudável ao longo da vida reflete na saúde

150

Assim como um carro necessita de um bom combustível para ter um ótimo desempenho, também é o nosso organismo.

Precisamos diariamente de vitaminas e minerais para manter o organismo com um bom funcionamento e é através de uma alimentação saudável que conseguimos esse resultado.

A falta de tempo e de conhecimento das necessidades nutricionais diárias têm sido os grandes problemas na qualidade da alimentação do dia a dia.

Uma alimentação saudável é benéfica tanto para o aspecto físico como mental. Um indivíduo que se alimenta corretamente possui mais disposição para realizar suas as atividades diárias e tem sua autoestima melhorada.

Há uma série de doenças que podem ser evitadas através de uma alimentação saudável, como por exemplo obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes, hipertensão e diversos tipos de distúrbios hormonais, além de prevenir o envelhecimento precoce, melhorar a circulação, combater a depressão, o estresse, a ansiedade e a insônia. Os alimentos saudáveis são essenciais para a atuação do nosso sistema imunológico, que garante o bem-estar e a longevidade, ou seja, pode fazer com que vivamos mais e melhor.

Uma alimentação inadequada pode comprometer o desempenho no trabalho e em todas as outras atividades, pois pode causar além das patologias citadas o mau humor, cansaço e falta de energia, distúrbios de sono, dificuldades de concentração e problemas de memória. Em crianças atrapalha no desenvolvimento de seu organismo e aprendizado escolar.

A ingestão diária de verduras, legumes, frutas e proteínas de baixa caloria são essenciais para manter uma boa alimentação.

Os alimentos industrializados são ricos em gorduras saturadas, gorduras trans e sódio e pobres em vitaminas e minerais. Esses alimentos devem ser cortados da dieta.

Para muitos parece difícil manter uma alimentação adequada, mas tudo é uma questão de hábito e hoje já existem empresas especializadas em facilitar a sua alimentação diária. O prato deve ser colorido, variado e crie o hábito de avaliar sua refeição, veja se está colorida, se você come todos os dias sempre os mesmos alimentos. Assim conseguirá fazer uma avaliação de como anda sua alimentação.

Consulte sempre um nutricionista, que é o profissional adequado para a orientação alimentar. Esse profissional avalia as necessidades de cada indivíduo, pois cada um de nós tem uma necessidade nutricional individual.