Equipes do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) intensificaram, neste final de semana, as ações da Operação Piracema 2024/2025 em rios e barragens no interior do Rio Grande do Sul.
No Alto Uruguai, os policiais realizaram patrulhamento embarcado no Rio Uruguai, na região do município de Aratiba. Durante a operação, foram encontradas 350 metros de redes de pesca inseridas ilegalmente no leito do rio, além de duas armadilhas do tipo gaiola utilizadas para pesca predatória. Peixes vivos que estavam presos nos petrechos foram resgatados e devolvidos ao ambiente aquático.
Além de Aratiba, os policiais também realizaram apreensões em outros municípios do Estado, como Capão Alto, Nicolau Vergueiro e Iraí. Em Ronda Alta, foram feitas vistorias em embarcações, enquanto em Alpestre houve patrulhamento embarcado.
Proteção da ictiofauna
De acordo com o 3º BABM, as ações têm como objetivo garantir o cumprimento da legislação ambiental, fiscalizar e coibir a prática da pesca ilegal e proteger a ictiofauna, especialmente durante a piracema – período de reprodução e desova dos peixes. O Comando Ambiental da Brigada Militar continuará o policiamento ostensivo e a fiscalização em rios, lagos e barragens até o fim do período de piracema, que se estende até 31 de janeiro de 2025.