Segue intenso o trabalho de organização da 12ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Milho do Rio Grande do Sul, que neste ano, ocorre em Paulo Bento, na Granja Busnello, nesta quinta-feira (23). A programação inicia a partir das 07h30, com previsão para começar a colheita às 10h30. Autoridades já confirmaram presença, dentre elas, o governador do estado, Eduardo Leite.
Conforme os organizadores, é importante que os interessados confirmem a participação no evento, seja com a Emater/RS-Ascar ou clicando aqui.
A família de Belcezar Busnello, anfitriã desta edição, está comprometida em organizar o espaço para acolher produtores de toda a região Norte do Estado, bem como autoridades políticas e lideranças do agronegócio gaúcho. Eles produzem na Granja soja, milho, trigo, aveia e cevada.
“Nós estamos muito honrados em receber esta edição da Colheita do Milho, um fato inédito para a região Norte gaúcha e mais ainda para o município de Paulo Bento, um município pequeno, perto de Erechim, mas muito bem estruturado”, afirma o filho de Belcezar e produtor rural Delciomar Busnello. Segundo ele, a área cultivada com milho na propriedade passou de 70 para 130 hectares nesta safra 2024/2025, com expectativa de colher 200 sacas por hectare.
O milho é cultivado em 487 dos 497 municípios gaúchos, com uma ampla janela de semeadura que se estende do mês de agosto a janeiro.
“A produção de milho no Rio Grande do Sul é de extrema importância, tanto para a alimentação humana, quanto para a alimentação animal. As cadeias produtivas das aves, suínos e outros animais utilizam o cereal, principalmente na forma de ração (70% da ração é milho), sendo que o setor leiteiro usa a planta, preferencialmente, na forma de silagem”, destaca Valdomiro Haas, analista agropecuário e florestal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e assessor da Câmara Setorial do Milho.
De acordo com Haas, a cultura é uma ótima opção técnica para rotação de culturas com a soja por deixar grandes volumes de palhada proporcionando uma maior proteção ao solo nos períodos de pós-colheita. “E o milho é a cultura que melhor responde ao uso da irrigação com possibilidade dos rendimentos chegarem a ser 60 a 80% maior quando comparado a lavouras sem utilização de irrigação”, frisa.
Serviço
– O quê: 12ª Abertura Oficial da Colheita do Milho;
– Quando: 23/01, quinta-feira, a partir das 7h30;
– Onde: Granja Busnello, na Linha Chapadão, interior de Paulo Bento/RS;
– Dúvidas: (54) 3321-1600 – (54) 99974-0720.