ACHA adquire equipamentos para a realização de fisioterapia

229

Os objetivos gerais da fisioterapia hospitalar são prevenir as possíveis complicações motoras e respiratórias originadas durante o processo de internação do paciente no hospital, além do controle da dor e prevenção de complicações geradas pela imobilidade.

O Hospital Comunitário de Aratiba e a fisioterapeuta Cristiane Sirtoli adquiriram vários aparelhos que podem auxiliar no atendimento aos pacientes internados.

O aparelho TENS, também conhecido por neuroestimulação elétrica transcutânea, é um método eficaz, seguro e não invasivo de tratamento de dores crônicas e agudas sem riscos para a saúde e na maior parte dos casos não provoca efeitos colaterais. Os efeitos provocados pela fisioterapia TENS são analgesia, estimulação muscular, vasodilatação, redução de inchaço e estimulação da cicatrização de lesões em tecidos moles.

Inspirômetro de incentivo é um recurso utilizado ativamente para aumentar o volume pulmonar, e por meio de inspirações profundas sustentadas, gerar aumento do volume corrente, do tempo e fluxo inspiratório, muito utilizado em pacientes com problemas respiratórios, e pós-operatório de cirurgias para devolver o fluxo respiratório.

Cicloergômetro é utilizado para auxiliar na redução da imobilidade e através dos movimentos favorecer o funcionamento do sistema gastrointestinal, urinário, cardiovascular, respiratório e cutâneo, e evitando a sepse.

Para a Direção da ACHA, “o investimento em novos e mais equipamentos que possam auxiliar na recuperação das pessoas que necessitam o atendimento no Hospital Comunitário é prioritário, pois o princípio da ACHA é a promoção da saúde, em defesa da vida”.