Administração Municipal de Aratiba entrega decoração típica para a Festa do Kerb 2019 de Dourado

450

A Administração Municipal de Aratiba, através da Secretaria de Cultura, fez a entrega, nesta quarta-feira (9), da decoração típica alemã para a Festa do Kerb 2019 de Dourado. As festividades ocorrem sempre no terceiro final de semana do mês de janeiro, tendo início na sexta-feira e terminando na segunda-feira, com momento de confraternização, a Festa do Peixe. São quatro dias de alegria, reencontro e a melhor música, regados com muita bebida e comida típica alemã.

O prefeito de Aratiba, Guilherme Granzotto, falou da importância do evento para o Município. “Nosso governo investe bastante na preservação da cultura e a Festa do Kerb é uma delas. O Kerb de Dourado é uma das maiores festas do nosso Município e da região. Consideramos importante manter esta importante cultura e manter a tradição de nossa gente e de nossos antepassados”, disse.

A abertura do Kerb 2019 será na sexta-feira (18), com missa às 21 horas na Igreja Matriz São Pedro. Logo após terá baile no Salão Paroquial com a Super Banda Real de Nova Petrópolis. A segunda noite de festa será no sábado (19), no Clube Progresso, com a Super Banda K’necus. No domingo (20), ao meio-dia, terá almoço na sede esportiva do Clube Progresso, com presença da Orquestra La Montanara, que animará a última noite do Kerb. Na segunda-feira (21) ocorre a festa do peixe na Sede do Esporte Clube Juventude.

Também é tradicional, da festa, o Bierwagen. Na quinta-feira (17) o Bierwagen passa pelas ruas de Aratiba e, no sábado (19), à tarde, pelas ruas da comunidade de Dourado.

Histórico
O Kerb de Dourado é uma tradicional festa alemã que se realiza desde 1933 e faz parte do calendário festivo do Município de Aratiba. Nestes anos, a festa traz consigo algumas peculiaridades importantes: os filhos da comunidade ordenados padres e religiosos são quem presidem e coordenam a missa de abertura na igreja da Paróquia São Pedro; é um momento de retorno dos ex-moradores da comunidade; e embora havendo uma crescente miscigenação cultural, o Kerb mantém sua tradição na dança, nos pratos típicos, bebidas, muita música e na vida religiosa.