18.7 C
Aratiba
quarta-feira, 25/dezembro
Player de Áudio Responsivo
InícioDicas de SaúdeAlcoolismo: entenda os sinais de alerta para a doença

Alcoolismo: entenda os sinais de alerta para a doença

O alcoolismo é uma doença crônica, assim como a diabetes e a hipertensão, multifatorial, o que significa que diversos fatores contribuem para seu desenvolvimento, e tem tratamento. Portanto, deixo claro logo de início que não se trata de uma falha de caráter, muito menos de uma falta de força de vontade para cessar o consumo de bebidas. Esse estigma, aliás, dificulta o reconhecimento de padrões de consumo nocivos e problemas associados.

Identificar quando o consumo de álcool passou a prejudicar a saúde e a dependência se desenvolveu não é fácil. Essa progressão é sutil e decorre não somente da quantidade consumida, mas também da frequência, das circunstâncias desse consumo e das consequências à saúde.

Alguns sintomas são indicativos de que algo não vai bem e que o uso de álcool se tornou um problema. Reconhecê-los é uma medida importante para procurar o apoio adequado e iniciar um acompanhamento médico.

Sinais de alerta para o alcoolismo:

1. O álcool é frequentemente consumido em maiores quantidades ou por um período mais longo do que o pretendido.

2. Existe um desejo persistente ou esforços malsucedidos no sentido de reduzir ou controlar o uso de álcool.

3. Muito tempo é gasto em atividades necessárias para a obtenção do álcool, na sua utilização ou na recuperação de seus efeitos.

4. Ocorrem episódios de “fissura”, ou seja, há um desejo intenso ou urgência em consumir álcool.

5. O uso frequente de álcool prejudica o cumprimento de seu papel no trabalho, na escola ou em casa.

6. O uso de álcool continua apesar de problemas sociais ou interpessoais persistentes ou recorrentes causados ou exacerbados pelos efeitos do álcool.

7. Abandono ou redução de atividades sociais, ocupacionais ou recreativas em virtude do uso de álcool.

8. O uso frequente de álcool ocorre em situações nas quais isto representa perigo físico, como beber e dirigir.

9. O uso do álcool continua, apesar da consciência de ter um problema físico ou psicológico causado ou exacerbado pelo álcool.

10. Necessidade de quantidades progressivamente maiores de álcool para adquirir o efeito desejado ou acentuada redução do efeito com o uso continuado da mesma quantidade de álcool.

11. Quadros de abstinência física, na falta da ingestão de álcool, com sintomas como sudorese, tremores e ansiedade, ou uso do álcool para aliviar ou evitar os sintomas de abstinência.

QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments