Nesta semana, o presidente da AMAU e prefeito de Marcelino Ramos, Vannei Mafissoni, reuniu os prefeitos do Alto Uruguai em assembleia para apresentar para a secretária-executiva de Relações Institucionais do Governo do Estado, Paula Marcarenhas, as demandas dos municípios e de entidades locais. A intenção é de que ela apresente a pauta para o governador, Eduardo Leite, que deve estar na região no próximo dia 23/01, quando participará da abertura da Colheita do Milho no município de Paulo Bento.
Entre as entidades que apresentaram suas demandas esteve a ACCIE, representada por José Miola; a Fundação Hospitalar Santa Terezinha, pelo diretor executivo, Rafael Ayub; a Cooperativa de Bens e Serviços Turísticos do Norte Gaúcho, pelo Presidente Fernando Cassol; e a Reintegração do Norte Gaúcho, pelo seu presidente Leonir Antonio Bortulini. A assembleia da Amau, também contou com a presença do presidente da Famurs, Marcelo Arruda.
Conforme Mafissoni, “o governo do Estado tem sido muito presente com esta região e tem trazido muitas conquistas. Em 2019, por exemplo, 10 municípios não tinham ligação asfáltica. Hoje são quatro deles. E a Amau está unida para fazer com que todos os municípios do Alto Uruguai tenham ligação asfáltica”, sublinhou.
Conforme a secretária Paula, a sua missão é ser um canal mais direto do governo do Estado com os municípios, com as demandas regionais. “Estou aqui para otimizar a vinda do governador e apresentar a ele as demandas que são estratégicas para a região, como é a questão do acesso asfáltico para os municípios de Quatro Irmãos, Faxinalzinho, Entre Rios do Sul, Benjamin Constant do Sul. Essa é uma pauta fundamental para o governo do Estado”. Destacou Paula.
Ela também mostrou-se impactada com a situação do hospital Santa Terezinha, parabenizando os responsáveis por conseguir manter um hospital 100% SUS, com o grande desafio conseguir recursos para custeios.
As demandas
– ACCIE: Mão de obra; Acessos asfálticos (Quatro Irmãos e Entre Rios do Sul; Benjamin Constant do Sul e Faxinalzinho e também Campinas do Sul); duplicação da ERS 135; pavimentação da ERS 477 (Centenário e Carlos Gomes); contratação de médico legista para o IPG.
– Hospital Santa Terezinha.
– Garantia para custeio e capacidade de investimentos.
– Escritório Regional de Turismo da Região Termas e Lagos.
– Apoio aos projetos incluídos na Consulta Popular para desenvolver o turismo regional.
– Reintegração do Norte Gaúcho.
– 85 km de pavimentação para finalizar os dois grandes corredores de desenvolvimento do norte do Rio Grande ligando a Amau à Amunor e Amzop, sendo que um deles passa pelos municípios de Campinas do Sul, Entre Rios do Sul e Marcelino Ramos.
Também estão incluídas nas demandas, a ligação do município de Erebango à ERS 135 e a continuidade da ligação asfáltica entre a ERS 491 (Marcelino Ramos) à BR 153.