27.6 C
Aratiba
terça-feira, 3/dezembro
Player de Áudio Responsivo
InícioAgriculturaAMAU promove eventos de debate sobre a agricultura e produção na região

AMAU promove eventos de debate sobre a agricultura e produção na região

Os encontros contaram com a participação de prefeitos, secretários e representantes do poderes públicos municipais de toda a região.

Proteção da citricultura

A proteção à citricultura gaúcha foi tema de encontro realizado na tarde da última terça-feira (30) em Erechim. Promovido pela Amau e pela Emater Regional, secretários de agricultura e gestores públicos receberam orientações sobre o HLB/Greening e o Plano Estadual de Monitoramento do inseto vetor, visando a detecção antecipada da doença no Rio Grande do Sul.

O presidente da AMAU e prefeito de Gaurama, Leandro Marcio Puton, e o gerente adjunto da Emater Regional, Laerth Gresele Suszek, deram as boas vindas aos participantes. Leandro destacou a importância do tema e que as prefeituras devem estar atentas a ele.

Conforme a palestrante, Rita de Cassia Antochevis (Engenheira Agrônoma, Fiscal Estadual Agropecuário e chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Secretaria da Agricultura do Estado) não existem focos do vetor no Estado, porém ele já está presente em SP, MG, GO, PR e SC. O greening é uma doença que ataca todos os tipos de citros e não há cura para as plantas doentes.

Foto: AMAU

A proteção do cultivo se dá através do uso de mudas sadias e certificadas. Somente com análise laboratorial é possível detectar se a plantação foi afetada. O inseto vetor – Diaphorina citri – ataca somente plantas cítricas e a murta (uma espécie de planta ornamental).

Segundo Rita, o greening é a principal doença dos citros a nível mundial “e estamos realizando as medidas estabelecidas no Plano Estadual de Exclusão e Contingência, para que possamos manter o status fitossanitário do RS, de praga ausente”, destaca. Ainda segundo ela, entre as medidas está o “monitoramento a campo dos sintomas e do inseto vetor com o uso de armadilha adesiva, além de ações de educação sanitária e fiscalização do comércio de mudas, bem como o trânsito vegetal”.

Gabinete Itinerante do MAPA

O MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária) instalou um Gabinete Itinerante para dar efetividade ao Programa Emergencial de Recuperação do Agronegócio no Rio Grande do Sul. Este Gabinete esteve em Erechim na última terça-feira (30), quando reuniu no auditório da UFFS (Universidade Federal Fronteira Sul) prefeitos e representantes do poder público para ouvir as necessidades locais.

Foto: AMAU

O presidente da Amau e prefeito de Gaurama, Leandro Marcio Puton, participou do encontro. Ele agradeceu a presença do Ministério na região uma vez que dessa forma, as demandas possam ser ouvidas prontamente. Destacou que muito dos estragos causados pelas fortes chuvas de maio e que afetaram os municípios da região, especialmente na destruição das estradas, foram amenizados com recursos próprios, pois eram urgentes.

Ainda conforme Puton, o Governo Federal precisa investir nas pessoas e isso se dá através de investimentos em políticas públicas. “Mesmo que tenhamos menor impacto se comparado com as cidades com enchentes, a nossa agricultura precisa sim de recursos e atenção do Ministério” pontuou.

No Alto Uruguai, o Gabinete Itinerante, está visitando os municípios de Erechim, Três Arroios e os que estão em calamidade: Barra do Rio Azul, Ponte Preta e Severiano de Almeida. Ele foi estruturado nos seguintes eixos de atuação: Estradas Vicinais; Defesa Agropecuária; Assistência Técnica e Extensão Rural; Insumos agropecuários; Financiamento ao setor agropecuário; Seguro Rural; Monitoramento e Comercialização de safra; Reparação de instalações físicas do MAPA; Estratégia de comunicação e integração institucional; e Transparência e controle social.

Foto: AMAU
QUEM VIU ESTA NOTÍCIA, TAMBÉM LEU:
- Publicidade -

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

Recent Comments