O aparelho dentário, também chamado de aparelho ortodôntico, é utilizado para corrigir dentes tortos e desalinhados, corrigir a mordida cruzada e prevenir a oclusão dentária, que é quando os dentes superiores e inferiores se tocam ao fechar a boca. O tempo de uso do aparelho depende do objetivo do uso e da gravidade do problema, podendo variar de meses a anos. É importante que problemas na gengiva ou nos dentes sejam solucionados antes do aparelho ser colocado.
Após a colocação do aparelho é importante realizar a higiene bucal de forma correta, utilizando fio dental e uma escova interdental, além de ir a consultas periódicas com o dentista para que possa ser feita a manutenção do aparelho.
Cuidados após a colocação do aparelho
Após a colocação do aparelho, principalmente fixo, é preciso ter alguns cuidados especiais, como por exemplo:
– melhorar os hábitos de higienização bucal, utilizando além do fio dental uma escova interdental, que facilita a limpeza entre os dentes ou qualquer outro local da boca que seja de difícil acesso e que represente um local favorável à formação de placas bacterianas;
– evitar alimentos duros, pegajosos ou grandes, pois podem danificar o aparelho e, no caso dos alimentos pegajosos, como chiclete ou caramelo, por exemplo, ficar grudado nos dentes e favorecer a formação de placas;
– evitar guardar o aparelho móvel em papel toalha ou guardanapo;
– fazer a higienização adequada do aparelho dentário.
É comum que após a colocação do aparelho, principalmente fixo, ocorra a formação de aftas nos lábios ou na gengiva, o que é normal, já que ocorre o atrito entre o aparelho e a mucosa da boca, levando à formação de pequenos traumas. Por isso o dentista normalmente recomenda o uso de resina ou cera para proteger e evitar a formação de aftas.