A Prefeitura de Aratiba vai proporcionar à população local a possibilidade de receber auxílio financeiro na aquisição de próteses auditivas. O projeto de Lei que estabelece o programa, encaminhado pela Administração Municipal, foi recentemente aprovado pela Câmara de Vereadores.
Através do programa será repassado auxílio financeiro à pessoa física, portador de deficiência auditiva, no valor de R$ 2 mil reais, a título de subsídio para aquisição de próteses auditivas. Somente moradores de Aratiba, com residência há pelo menos dois anos poderão ser beneficiados.
Para ter acesso ao auxílio, o beneficiado dever comparecer na Secretaria de Saúde do município e apresentar uma série de documentos, conforme prevê a legislação do Programa, entre eles cópia do laudo de profissional médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo indicando a necessidade de utilização de prótese auditiva e o orçamento fornecido por Clínica, fabricante ou fornecedor de próteses auditivas, além de nota fiscal original ou cópia autenticada de compra do aparelho auditivo.
Serão disponibilizados até o limite máximo de 10 auxílios por mês. Os repasses dos auxílios serão efetuados enquanto houver disponibilidade de recursos.
Conforme o prefeito Gilberto Luiz Hendges, “o repasse do auxílio financeiro para aquisição de próteses auditivas, justifica-se pelo fato que a doença de deficiência auditiva atinge um percentual considerável da população de Aratiba, especialmente as pessoas idosas, acarretando dificuldades na comunicação e para minimizar essas dificuldades fazem uso de próteses auditivas e do treinamento auditivo”.
RETOMADA DE PROGRAMAS
A Administração de Gilberto Hendges e Gelson Carbonera tem proporcionado a retomada e ampliação de importantes programas ligados a área da saúde, beneficiando diretamente a população.
Além do auxílio na aquisição de próteses auditivas, antes a prefeitura já havia colocado em operação os auxílios para cirurgias e também para aquisição de óculos de grau.