Em três dias foram construídas três pontes de acesso a propriedades rurais.
As chuvas da última semana, que atingiram fortemente todo o Rio Grande do Sul, também deixaram rastro de destruição em Aratiba. Além da cidade, onde a situação já está em estágio mais avançado de normalidade, houve estragos pelo interior.
De acordo com levantamento da Secretaria de Obras, são pelo menos oito pontes afetadas, sendo que a ligação entre o município e Três Arroios não existe mais, pois a estrutura de acesso pelo Rio Dourado foi levada pela força da água.
São diversas pontes que precisam ser reformadas. Barreiras causadas por deslizamentos impedem o tráfego em estradas de diversas comunidades no interior.
O secretário de Obras, Celso Carniel, diz que as equipes estão todas focadas em atuar, primeiramente nos pontos mais críticos e que minimizam isolamento de famílias. “Estamos atuando para restabelecer as conexões o mais rápido possível”, enfatiza.
No município, duas propriedades ainda estão isoladas em função de barreiras. O vice-prefeito, Gelson Carbonera, está desde o final de semana auxiliando as equipes nos trabalhos de recuperação das estradas.
“Queremos pedir a compreensão da nossa população, pois está sendo realizado um grande esforço, de muitas pessoas, para que se busque restabelecer estradas, pontes e outras situações necessárias para que o município comece a voltar a normalidade”, acrescenta Carbonera.
Embora as aulas na rede pública municipal já tenham sido retomadas, ainda há pontos que dificultam o transporte dos alunos.
Uma barreira que impedia o tráfego pela ERS 420, entre Aratiba e Itá, foi retirada ainda no último sábado, 4 de maio.
Carniel explica que a prioridade também é atuar para que caminhões com alimentação consiga chegar às comunidades e atender os setores da avicultura e suinocultura.
Outra preocupação é atuar na canalização de um dos rios da cidade, onde em diversos locais o muro caiu e em havendo novos temporais, pode voltar a transbordar rapidamente.
Entre segunda-feira, 6, até na quarta-feira, 8, foram construídas três pontes que dão acessos as propriedades rurais. Os serviços foram realizados pela equipe de funcionários da Prefeitura Municipal.
Carbonera agradeceu ainda as pessoas que vem auxiliando na recuperação dos estragos causados no município. “Famílias do interior tem atuado para remover pequenos estragos, muitas pessoas nos auxiliaram na limpeza da cidade, auxílio às famílias afetadas. Nossos funcionários da prefeitura e os voluntários, enfim, muitos se envolveram e merecem nosso agradecimento”, conclui.