O Centro de Tecnologias Alternativas Populares (CETAP), realizou na última quarta-feira (30), uma visitação para a troca de experiências em agroecologia em dois municípios do Alto Uruguai, Aratiba e Três Arroios. Participaram agricultores, extensionistas, professores e alunos.
O grupo, composto por cerca de 30 participantes, entre extensionistas da EPAGRI do município de Arabutã/SC, agricultores, professores e estudantes do IFC (Instituto Federal de Concórdia), pode conhecer experiências da produção agroecológica em Aratiba, e em Três Arroios, a comercialização.
Pela manhã, em Aratiba, a experiência foi com produção de citros orgânico e a produção orgânica em sistema agroflorestal. A tarde, foi realizada visita junto ao espaço de comercialização de produtos agroecológicos da Associação Ecoterra de Agroecologia em Três Arroios.
O CETAP
O Centro de Tecnologias Alternativas Populares – CETAP – é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada por lideranças de organizações sociais e profissionais ligados às temáticas da produção de alimentos e da vida no meio rural.
A missão institucional do CETAP é contribuir para a afirmação da agricultura familiar e suas organizações, particularmente atuando na construção da agricultura sustentável com base em princípios agroecológicos.
O CETAP busca estimular o desenvolvimento de uma agricultura sustentável que se orienta nos princípios da agroecologia e protagonismo de quem a realiza, acompanhando agricultores na produção de alimentos com qualidade e diversidade para garantir a segurança alimentar e nutricional das pessoas.